Vale do Paraíba enfrenta risco máximo de incêndio com queimadas em cinco cidades

Região amanheceu como a área com mais focos de incêndio ativos em todo o Estado de São Paulo,

Redação Band Vale

Vale do Paraíba enfrenta risco máximo de incêndio com queimadas em cinco cidades
Divulgação/ Defesa Civil

O Vale do Paraíba está sob risco máximo de incêndio nesta quinta-feira (12), conforme alerta da Defesa Civil estadual. A região amanheceu como a área com mais focos de incêndio ativos em todo o Estado de São Paulo, segundo atualização realizada às 06h30. 

As queimadas afetam Campos do Jordão, São José do Barreiro, Silveiras, Bananal e São Luiz do Paraitinga. O mapa divulgado pela Defesa Civil coloca o Vale na categoria mais grave de risco, classificada como "Emergência".

Em Bananal, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação natural e uma Área de Preservação Permanente (APP) ao longo da Rodovia Sebastião Diniz de Moraes. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, e equipes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros estão atuando no combate às chamas.

Nos municípios de São José do Barreiro e Silveiras, os focos de incêndio diminuíram durante a noite. As equipes que monitoram a situação afirmam que não há risco de o fogo atingir áreas residenciais, mas os trabalhos de combate continuam.

Em São Luiz do Paraitinga, o incêndio atinge uma área rural no Bairro Caeté, onde há plantação de eucalipto e vegetação natural. Ainda não foi possível mensurar a área atingida, e equipes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e brigadistas do Núcleo Santa Virginia estão no local monitorando e combatendo o fogo.

Já em Campos do Jordão, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão avaliando a situação, e caso necessário, será acionado o uso de aeronaves para auxiliar no combate às chamas. As autoridades seguem em alerta máximo para evitar a propagação dos incêndios nas áreas afetadas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.