O governo de São Paulo formou, nesta quinta-feira (07), uma turma de 305 novos delegados, em uma das maiores nomeações da história do estado para a Polícia Civil.
A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que destacou a importância do novo contingente para enfrentar o crime organizado e garantir a segurança pública. Com a formatura, o déficit no efetivo de delegados em São Paulo reduzirá de 30% para 20%.
Entre os formados, 16 delegados foram designados para as regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que receberão o reforço a partir da próxima semana. A distribuição dos novos policiais será realizada conforme o planejamento da Delegacia Geral de Polícia, visando recompor o efetivo em todo o estado.
Os novos delegados passaram seis meses de formação na Academia de Polícia (Acadepol), com destaque para disciplinas como direitos humanos, investigação policial e prática de casos reais, além de treinamentos em armamento e gestão pública. Segundo a diretora da Acadepol, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, o reforço vai aliviar a sobrecarga e melhorar o atendimento nas delegacias, especialmente no interior do estado.
Em 2024, São Paulo também celebrou a maior nomeação para a Polícia Civil, com mais de 4 mil aprovados, entre delegados, escrivães, investigadores e médico-legistas, reforçando a atuação das Polícias Civil e Técnico-Científica.