Unidades de conservação no Vale do Paraíba são fechadas devido ao risco de incêndio

Decisão foi tomada pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente; medida vale até o dia 12 de setembro

Redação Band Vale

Defesa Civil emite alerta de risco de incêndios florestais para a RM Vale
Divulgação/ GOV SP

A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, anunciou neste domingo (01) o fechamento emergencial de 80 unidades de conservação em todo o Estado. Na região do Vale do Paraíba, seis unidades serão fechadas temporariamente em resposta ao crescente risco de incêndios florestais.

A medida, que entra em vigor imediatamente e segue até o dia 12 de setembro, visa proteger tanto os visitantes quanto as áreas de preservação. Durante este período, as equipes da Fundação Florestal estarão focadas em ações de prevenção, monitoramento territorial e combate aos incêndios, além de prestar apoio às comunidades vizinhas.

O diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, destacou a importância da decisão neste período crítico, afirmando que a medida busca minimizar os impactos dos incêndios e garantir a preservação dos ecossistemas e a segurança das comunidades que dependem diretamente desses recursos.

As unidades de conservação que serão fechadas na região do Vale do Paraíba incluem:

  • Estação Ecológica Bananal
  • Monumento Natural Pedra do Baú
  • Monumento Natural Mantiqueira
  • Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão
  • Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha
  • Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia

O fechamento poderá ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados nos próximos dias.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.