A prefeitura de Ubatuba divulgou nesta quinta-feira, 11, os números da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada em janeiro e que identifica criadouros do mosquito aedes aegypti.
O levantamento apontou índice de 1,5, ou seja, para cada 1.485 imóveis vistoriados, 1,5% apresentou larvas do mosquito da dengue. O recomendado pelo Ministério de Saúde é abaixo de 1,0%.
A região 1, que fica entre Itamambuca e Praia Grande, apresentou índice de infestação de 2,68%. Diante dos números, equipes da Vigilância em Saúde intensificaram as ações com visitas a residências, orientações e medidas de prevenção, além de outras medidas como nebulizações.
O município registra até o momento 157 casos notificados de dengue, sendo 12 confirmados, 22 negativos e 123 aguardam resultados de exames.
A prefeitura também ressalta a importância da participação da população no combate ao mosquito com medidas simples: manter recipientes que possam acumular água com a boca para baixo, instalar telas nos ralos externos, desobstruir calhas e vedar caixas d’água e reservatórios de água pluvial, colocar areia até a borda ou furar pratos de vasos de plantas, manter pneus em área coberta e verificar semanalmente os reservatórios das geladeira.