Ubatuba entra em estado de atenção devido às chuvas desde o início da noite desta terça-feira (09). Nas regiões central e oeste, os acumulados ultrapassaram 100mm nas últimas 72 horas.
O bairro que apresenta o maior acumulado de chuvas nesse período é o Ipiranguinha, com 145,3 mm, seguido pela Marafunda e Parque dos Ministérios, respectivamente com 145,04mm e 138,98 mm.
De acordo com a Defesa Civil de Ubatuba, nenhuma ocorrência foi registrada. O Instituto nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta válido até às 10h de quinta-feira (11) com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Ventos intensos (40-60 km/h), porém, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas para diversas áreas afetadas também podem ocorrer.
De acordo com o Cemaden, Ubatuba está com alerta alto de risco de movimento de massa e alerta moderado de risco hidrológico. É importante que pessoas que se encontrem em áreas de risco redobrem a atenção: devido ao volume de chuva, o solo está encharcado, o que pode ocasionar deslizamento de massa/ terra, causando danos em residências.
Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal.
Diante de qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado, a orientação é acionar ajuda da Defesa Civil pelo telefone 199. Também é necessário destacar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.