Ubatuba alerta população para fenômeno conhecido como “maré vermelha” nas praias

Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura suspendeu a extração e comercialização de moluscos bivalves

Redação Band Vale

Ubatuba alerta população para fenômeno conhecido como “maré vermelha” nas praias
Divulgação/ Prefeitura de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba emitiu um alerta à população para a presença do fenômeno “maré vermelha” nas praias da cidade. O banho de mar não está proibido, a não ser nas praias que apresentem bandeira vermelha.

A medida foi tomada pela Prefeitura após laudo técnico da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) detectar grande concentração de microalgas potencialmente tóxicas em algumas praias da cidade.

A secretaria municipal de Pesca e Agricultura suspendeu a extração de moluscos bivalves, incluindo mariscos, do meio natural ou de cultivo, bem como a sua comercialização.

De acordo com o diretor de Gestão de Meios Produtivos da secretaria, a suspensão ficará em vigor até que novas análises apontem a eliminação das algas tóxicas na região. A suspeita de maré vermelha se deu após a identificação de casos de pessoas que passaram mal depois de ingerir mariscos na cidade. 

Ainda segundo o diretor, o risco maior para o ser humano está na ingestão de moluscos bivalves, pois como são filtradores de água, e acabam acumulando as toxinas, podem causar problemas estomacais e intestinais como vômito, diarreia e até problemas mais graves afetando o sistema nervoso.

Maré Vermelha

De acordo com o diretor de Gestão de Meios Produtivos da secretaria, a “maré vermelha” é um fenômeno natural que ocorre no mar quando tem excesso de nutrientes e condições ambientais favoráveis, causando uma reprodução desenfreada de microalgas, vistas apenas por microscópio, e algumas delas tóxicas. 

O nome “maré vermelha” é dado porque essas toxinas geralmente formam uma mancha vermelha no mar.

O diretor ainda afirma que uma das explicações para o fenômeno pode ter sido o excesso de pessoas no litoral, com a temporada de verão e o último feriado de Carnaval, que infelizmente resulta em mais esgoto do mar, que por sua vez aumenta os nutrientes na água podendo ocasionar o aumento de microalgas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.