A tromba d'água que foi vista no mar em Ubatuba na tarde da última quarta-feira (29) chamou a atenção, chegando a ser confundida com um tornado. As informações são da repórter Thais Leite, da TV Band Vale.
Os dois fenômenos são semelhantes, mas possuem diferenças, segundo explica a meteorologista Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.
“Tromba d'água nada mais é do que um tornado em cima do mar, só que com muito menos intensidade e sem trazer risco para a costa. Até porque seus ventos são muito mais fracos do que o de um tornado”, explicou.
A tromba d'água surge no mar e pode causar perigos a embarcações que estão próximas. Mas a tendência é que elas percam intensidade conforme se aproximam da faixa de terra.
“Conforme a tromba d'água se aproxima da costa, ela perde intensidade, e perde configuração. Em alto-mar, pode desviar rotas das embarcações pela proximidade da formação deste fenômeno”, disse.
Tromba d'água em Ubatuba
Nas imagens, é possível ver o fenômeno que atingiu o mar e movimentou as águas do local. Apesar do susto, a Defesa Civil informou que o fenômeno ficou isolado apenas no oceano.
Não houve registro de vítimas e o motivo da formação do fenômeno está em análise.
Inicialmente, a Defesa Civil informou que havia sido um tornado. Mas, posteriormente, informou que o que ocorreu foi uma tromba d'água, ou seja, uma coluna giratória composta por vapor e água.