Três casas foram interditadas nesta terça-feira (16), na avenida Antônio de Queiroz Filho, no bairro Independência, em Taubaté. Trincas, rachaduras e movimentação de terra foram identificadas pela Defesa Civil da cidade, levando à decisão de interdição por segurança.
Outros quatro imóveis no mesmo endereço estão sob monitoramento da Defesa Civil, sem a necessidade de interdição até o momento. As rachaduras e trincas também atingem o asfalto da rua.
Em nota, a Prefeitura de Taubaté informou que a origem das rachaduras, também presentes na via, está sob investigação conjunta da Secretaria de Obras do Município e da concessionária de saneamento Sabesp, para que o órgão competente possa adotar o quanto antes as medidas necessárias de correção. A inspeção técnica será retomada nesta quarta-feira (17).
Dentre as ações de assistência da Prefeitura, está o oferecimento de aluguel social, visando garantir condições habitacionais adequadas durante o período de resolução da situação.
Galeria de Fotos
Três casas são interditadas no bairro Independência em Taubaté 1/2
O que diz a Prefeitura
"Após vistoria técnica realizada pela Secretaria de Obras de Taubaté, em conjunto com a Sabesp, em viela próximo à avenida Antônio de Queiroz Filho, na Independência, foi constatado um forte vazamento da adutora de água potável, de responsabilidade da empresa de saneamento, ao lado das casas que apresentaram as rachaduras. A inspeção, iniciada na última segunda-feira e retomada ontem, teve como objetivo identificar as causas das rachaduras nas casas e na pavimentação da via.
É importante destacar que não há galeria de águas pluviais neste local, nem tubos de aço corrugados (Armcos) instalados ou qualquer outra obra ou instalação de responsabilidade da Prefeitura de Taubaté, apenas redes de água potável, coletora de esgotos e de gás. A Prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis para que a Sabesp execute os reparos necessários no local."
O que diz a Sabesp
"A Sabesp informa que aguarda o resultado do laudo técnico da vistoria realizada nos imóveis na avenida Antonio Queiroz Filho, no Jardim Independência, em Taubaté, e das pesquisas de vazamentos feitas por meio de geofonamento. Na ocasião da vistoria, não foi identificada nenhuma situação que relacione as redes da Companhia com as rachaduras nos imóveis. A Sabesp voltará ao local na tarde de hoje (17) para continuar monitorando a situação.
A Companhia informa, ainda, que, na segunda-feira (15), realizou reparo emergencial na rede de distribuição de água potável, localizada na viela, próxima à avenida. Na terça-feira (16), novamente esteve no local para reparar dano na tubulação de esgoto, causado durante serviço de sondagem subterrânea pela Prefeitura. A Sabesp reforça que as redes instaladas na avenida estão funcionando dentro da normalidade e acrescenta que a última obra da Sabesp realizada no local aconteceu há 10 anos."