O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraiba e Região informou na noite desta terça-feira (17), que o transporte público de Taubaté pode sofrer uma paralisação nos próximos dias por conta da falta de pagamento aos funcionários.
A ABC Transportes, empresa responsável pelo transporte, informou ao sindicato da categoria que não possui recursos para realizar o pagamento do ticket alimentação, da segunda parcela do 13º salário e do adiantamento salarial aos funcionários.
De acordo com a empresa, a falta de recursos ocorre porque a Prefeitura de Taubaté não efetuou o repasse necessário para realizar os pagamentos. Em nota, o Sindicato informou que acompanha de perto a situação e reforçou o compromisso com os direitos dos trabalhadores e com a população que utiliza o transporte público.
Em nota, a Prefeitura de Taubaté disse que trabalha para normalizar o repasse do subsídio mensal à empresa concessionária do sistema de transporte público municipal. A administração informou também que as negociações com a empresa estão em andamento e o objetivo é evitar eventuais prejuízos à população.
A ABC Transportes foi procurada e, em nota, informou que encaminhou um ofício ao Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Vale do Paraíba e Região, comunicando a incapacidade de realizar os pagamentos do vale-alimentação, adiantamentos e 13º salário.
Ainda em nota, afirmou que “essa situação decorre da inadimplência da Prefeitura Municipal de Taubaté, que desde junho de 2024 não realiza os repasses devidos à ABC Transportes”.