O deslizamento de terra que atingiu o bairro Barreiro, em Taubaté, na tarde de sexta-feira (27), deixou três vítimas fatais e uma sobrevivente.
A ocorrência foi causada pelas fortes chuvas que atingiram a região e provocou o colapso de um muro de divisa de uma chácara na Rua Travessa da Liberdade.
A grande quantidade de terra mobilizada pelo deslizamento atingiu uma área próxima à piscina da propriedade, onde as vítimas estavam no momento da tragédia.
Situação das vítimas
Fatais:
- Carla Sírio Leite, 38 anos.
- Geovane Matsuda, 34 anos.
- Maurício (caseiro).
Sobrevivente:
- Gustavo Santos Scacaparozzi, 42 anos – parcialmente soterrado e resgatado com vida.
Ilesas:
- Duas crianças que estavam no local não sofreram lesões.
Não há informações do velório e enterro das vítimas envolvidas no acidente. Os corpos ainda seguem no IML sem previsão de liberação.
Operações de resgate
O Corpo de Bombeiros, com o suporte da Defesa Civil, Polícia Militar e voluntários locais, iniciou as operações de resgate às 17h20, após a Defesa Civil ser acionada.
As equipes de resgate mobilizaram 10 viaturas do Corpo de Bombeiros, 2 viaturas da Defesa Civil e 5 viaturas da Polícia Militar, além de cerca de 50 pessoas, incluindo voluntários.
A operação contou ainda com o uso de retroescavadeiras para remoção dos escombros e a mobilização de geradores e holofotes para a continuidade dos trabalhos durante a noite.
Condições meteorológicas
O deslizamento foi provocado pelas intensas chuvas que atingiram a região. De acordo com os pluviômetros da Defesa Civil, as últimas 24 horas registraram acumulados significativos de precipitação, com valores variando entre 67 mm e 93 mm em diversos pontos de Taubaté. O acumulado de 110,4 mm nas últimas 48 horas no Pluviômetro Cemadem - 5° BPM intensificou o risco de deslizamentos na área.