Trabalhadores da Gerdau em São José dos Campos rejeitam proposta de layoff

Funcionários reivindicam condições mais favoráveis durante a suspensão temporária dos contratos

Redação Band Vale

Trabalhadores da Gerdau, em São José dos Campos
Roosevelt Cássio/ Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Nesta quarta-feira (06), a Gerdau apresentou uma proposta de layoff ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas. A iniciativa da empresa visava a suspensão temporária dos contratos de cerca de 50 trabalhadores na unidade de São José dos Campos, que atualmente conta com aproximadamente 280 empregados.

Segundo a proposta da Gerdau, os trabalhadores afetados pelo layoff ficariam fora do ambiente de trabalho por cinco meses, recebendo 80% do salário líquido nesse período. Parte desse valor seria custeada pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), e os colaboradores seriam direcionados a cursos de qualificação. Importante destacar que não haveria garantia de emprego ao término do prazo, e a empresa não se comprometeria com a estabilidade no emprego para aqueles que permanecessem na fábrica durante esse período.

Entretanto, durante a assembleia realizada nesta quinta-feira (7), os trabalhadores rejeitaram categoricamente a proposta apresentada pela empresa. Os metalúrgicos, por meio do Sindicato, exigem melhorias nas condições oferecidas durante o layoff. Suas demandas incluem o pagamento integral do salário líquido, com complementação pela Gerdau, e a garantia de estabilidade no emprego durante a suspensão temporária dos contratos, estendendo-se por no mínimo três meses após o término do layoff.

Outras reivindicações dos operários englobam a manutenção do pagamento de todos os benefícios durante o período de suspensão, como o vale-alimentação. O Sindicato planeja se reunir com a direção da empresa nesta sexta-feira (8), às 9 horas, para apresentar formalmente as propostas dos trabalhadores e buscar um consenso que atenda aos interesses tanto da Gerdau quanto dos colaboradores.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.