Na última quarta-feira (05) não se falou em outra coisa senão sobre o Threads, nova rede social da Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp), lançada para “bater de frente” com o Twitter.
Segundo divulgado pelo próprio Mark Zuckerberg (dono da Meta), a nova rede social foi desenvolvida pela própria equipe do Instagram, porém, focada no compartilhamento de texto para produtores de conteúdo ou não.
O compartilhamento de textos possui um conceito similar do que já é feito pelo Twitter por exemplo, que tem passado por “polêmicas” sob a gestão de Elon Musk, como a cobrança de perfis verificados, limitação de tempo de uso, dissolução de times específicos de trabalho, dentre outras questões.
Opinião: Não dá para dizer que que as “ideias” de Elon Musk não sejam estratégicas. Um bom exemplo é sobre a cobrança de perfis verificados: depois que tal questão foi idealizada por Musk para o Twitter, o Instagram seguiu a mesma linha, e divulgou que faria o mesmo.
Ainda assim, um outro fato que chamou a atenção de quem está ligado no mundo da tecnologia é que Mark Zuckerberg e Elon Musk desafiaram-se para uma “luta” e chegaram a postar fotos “treinando” para o possível desafio. Não se sabe se tudo passa de uma estratégia de marketing ou se realmente a luta ocorrerá, mas o fato é que, no momento, os olhos estão voltados para as duas redes sociais de texto: Threads e Twitter.
Como usar e baixar o Threads?
O jeito mais fácil de acessar o Threads é através das lojas de aplicativos como a Play Store (Google) ou a Apple Store. Basta buscar pelo aplicativo Threads e baixar.
Além disso, as configurações são fáceis, podendo a "bio" ser importada do Instagram ou editada. O Threads aparentemente é um recurso complementar do próprio Instagram.
É importante não confundir com outro aplicativo de mesmo nome, também chamado Threads, disponível na loja. O app da Meta tem um logotipo que lembra a letra “a” estilizada como se fosse um @.
Uma outra questão curiosa para quem se interessa pelas áreas de Brand e Naming é que o domínio do site da rede social Threads não é com a TLD (Top Level Domain) tradicional .COM, mas sim o .NET. Obviamente porque já existia uma empresa usando o .COM, mas principalmente porque os especialistas em naming vêm relativizando a utilização de outros TLDs, uma vez que segundo alguns, o domínio tradicional .COM não seria mais o principal fator para a estratégia de marca.
Ao que tudo indica, esta corrente pode estar certa, uma vez que, em poucas horas, o Threads já conta com milhões de contas inscritas.