A temporada de cruzeiros 2024/2025 em Ilhabela começou com resultados expressivos, consolidando o município como um dos principais destinos nacionais e internacionais para turistas a bordo de navios. Entre 30 de outubro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, 68.665 passageiros foram contabilizados, sendo que 48.066 desembarcaram na ilha, representando 70% do total de cruzeiristas.
O impacto econômico inicial foi significativo, com estimativa de R$ 32,1 milhões movimentados na economia local. O setor de serviços turísticos foi o mais beneficiado, mas o impulso também chegou a comerciantes, restaurantes, guias turísticos e outros segmentos.
Para a segunda metade da temporada, que vai até 16 de abril de 2025, estão previstas mais 72 escalas, com expectativa de que o impacto total na economia local ultrapasse R$ 110 milhões.
Diversidade de turistas
Ilhabela receberá navios como o Favolosa (Costa Cruzeiros) e o Poesia (MSC Cruzeiros), com passageiros argentinos, além de Amera e Artania (Phoenix Reisen), com turistas alemães. Também estão confirmadas escalas de navios norte-americanos, como Scene Eclipse (Scene), Silver Ray (Silver Sea) e Crystal Serenity (Crystal). O Bolette (Fred Olsen), com turistas majoritariamente ingleses, também atracará no município.