Uma tempestade com fortes ventos afetou a cidade de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (20). Foram registradas quedas de árvores no município, que assustou os moradores.
De acordo com a prefeitura, equipes da Defesa Civil e do Departamento de Tráfego já desobstruíram a avenida Guarda Mor Lobo Viana, que havia sido bloqueada pela queda de árvores. O trânsito no local já flui normalmente.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, compartilhou um vídeo que mostra a intensidade dos ventos, que geraram apreensão na população (veja no vídeo acima). Segundo a Defesa Civil estadual, não foram registradas vítimas até o momento.
A travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela chegou a ser paralisada às 13h50 devido aos ventos, com rajadas de até 42 nós (77 km/h), superando o limite de segurança de 25 nós.
A operação foi retomada às 14h25, mas com elevados tempos de espera: 150 minutos em São Sebastião e 90 minutos em Ilhabela. A situação foi controlada, e a travessia segue em operação normal, com atenção para as condições climáticas.
O que diz a Defesa Civil estadual?
“Para as próximas horas, a frente fria continuará se deslocando pelo Estado de São Paulo e provocando pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento na região de São Sebastião-SP. As chuvas tendem a possuírem acumulados significativos, por volta dos 65mm nas próximas 24h e com rajadas que ficarão em aproximadamente 75km/h. Nas últimas horas, as rajadas ficaram na casa dos 70km/h. De acordo com os dados da estação meteorológicas do CEMADEM em São Sebastião entre 12 e 14 horas foram observadas rajadas de vento de 20 km/h e chuva acumulada de 18,5 mm.”