Aparelho rastreador ajuda a resgatar pessoas no Litoral Norte de SP

Tecnologia ajuda as equipes de busca que estão no Litoral

Por Nelson Gazolla

Aparelho rastreador ajuda a resgatar pessoas no Litoral Norte de SP
Aparelho Rastreador Litoral Norte
Agência Brasil / Governo Federal

São dezenas de mortos no Litoral Norte de São Paulo, após as fortes chuvas que causaram um trágico cenário para a região, em especial em São Sebastião - SP, que teve um maior número de vítimas.

Aparelho rastreador ajuda nas buscas no Litoral Norte

Na quarta-feira (22), a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e o Ministério das Comunicações, divulgaram nota à imprensa, na qual confirmam que reuniram o setor das telecomunicações para respostas às demandas da população e criação de um protocolo emergencial permanente, dentre outras questões.

Além disso, com exceção da operadora Oi, que não tem mais infraestrutura na região e os 6% de redes afetadas das demais operadoras, demais comunicações seguem funcionado. Foram transmitidos comunicados através de operadoras de TV por assinatura e SMS, por exemplo. Já foram enviados 125 alertas por SMS, que resultaram em 10,7 milhões de notificações.

Aparelho rastreador no Litoral Norte

O aparelho que consegue rastrear sinal de celular é um analisador de espectro, ou seja, um sensor de ondas eletromagnéticas, que auxilia as equipes de busca.

Segundo informações divulgadas pela Tilt nesta quinta-feira (23/02), graças ao aparelho foi possível encontrar 5 corpos e 3 crianças até o momento. O equipamento segue como opção de auxiliar para as equipes que atuam nos resgates.

As autoridades estão atuando com força total para auxiliar na região, focados em salvar o máximo de vidas possível. Desde o início da semana, tanto o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quanto o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas (PR), que levou o QG do Governo do Estado para o Litoral, quanto a Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, estiveram no litoral para garantir apoio e estrutura para as famílias, juntamente com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que também está acompanhando as ações de perto.

Além disso, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, determinou que a Receita Federal envie mercadorias apreendidas para a região, para auxiliar famílias afetadas pelas fortes chuvas.

Fonte: Governo Federal (Agência Brasil), com informações de Tilt UOL.

Mais notícias

Carregar mais