Pelo menos 22 pessoas com sintomas da Covid-19 aguardavam na fila para serem transferidas para UTIs até a tarde desta terça-feira (15/06), em Caçapava e Taubaté. A informação é de Jesse Nascimento, da Band Vale FM.
A Band Vale FM também solicitou os números de Pindamonhangaba, cujo sistema de saúde também está em colapso, mas a assessoria de imprensa disse que não tinha estes números.
Pelo último boletim epidemiológico, Taubaté tinha 93% de ocupação dos leitos de UTI. Já em Caçapava, a ocupação era de 160%.
Taubaté estava com 20 pessoas na fila e Caçapava duas.
Taubaté já transfere os pacientes para São José dos Campos, Jacareí e Litoral Norte.
Caçapava ainda tinha 31 pessoas da cidade internadas nas UTI’s de outras cidades.
Mas os governos da região apostam que uma diminuição vertiginosa de mortes e internações vai acontecer somente daqui a dois, três meses, quando toda a população maior de 18 já tiver recebido a primeira dose. A declaração foi dada pelo presidente da CODIVAP (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba) e prefeito de Jacareí, Izaias Santana, também à Band Vale FM.
A secretária de saúde de Caçapava, Tatiana Amaral Miranda, concorda com Santana.
Abertura de leitos
O secretário de saúde de Taubaté, Mario Peloggia, em contato com a reportagem da Band Vale disse que a cidade vai abrir 46 leitos para tratamento da Covid-19 em parceria com Campos do Jordão.
Os leitos irão ser criados na cidade da Serra da Mantiqueira, A criação ainda depende de aprovação da Câmara de Campos do Jordão.
Mortes Covid
Nesta terça-feira, São José dos Campos, Taubaté e Jacareí registraram mais 18 mortes, sendo seis em cada cidade.