Taubaté recebe clássico operístico italiano,"Gianni Schicchi" de Giacomo Puccini, com elenco totalmente de artistas negros. O espetáculo acontece gratuitamente para o grande público nos dias 9 de setembro às 20h, dia 10 às 17h (com intérprete de libras) e dia 11 às 18h, no Teatro Metrópole.
A iniciativa é do coletivo Ubuntu Brasileiro que reúne artistas negros já consagrados no mercado da ópera nacional dividindo o palco com jovens cantores. O espetáculo é uma realização do Proac 2021, que pela primeira vez na sua história incluiu uma rubrica destinada à produção de ópera. A direção cênica é de Felipe Venâncio, destaque entre a nova geração de diretores do segmento erudito em São Paulo.
A direção musical é do Maestro Cesar Pimenta, regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté (Osita). A Osita também participa do espetáculo que marca a reabertura do fosso do teatro, onde a orquestra vai ficar posicionada como acontece em apresentações clássicas de ópera.
A proposta é mostrar que o artista lírico negro brasileiro como também detentor de alta qualidade na performance, neste caso, da ópera italiana de repertório. Os interessados em assistir a ópera podem fazer a reserva online de ingressos no link disponível no perfil do Instagram do coletivo, o @ubuntubrasileiro.
Uma quantidade de ingressos também ficará na bilheteria do teatro, para retirada presencial uma hora antes do início de cada apresentação.