Taubaté realiza neste sábado (27) último dia para atualização do CadÚnico

Famílias com cadastros desatualizados há mais de 24 meses devem atualizar os dados

Redação Band Vale

Famílias com cadastros desatualizados há mais de 24 meses devem atualizar os dados
Reprodução/ Prefeitura de Taubaté

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS), realiza neste sábado, dia 27 de agosto, o último dia do mutirão para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) no município, das 8h às 14h, por demanda espontânea.

A iniciativa será realizada pelo 4º sábado consecutivo e faz parte da Campanha de Averiguação e Revisão Cadastral 2022 do Cadastro Único.

A atualização cadastral é uma exigência do Ministério da Cidadania, que identificou 10.670 pessoas no município em situação de averiguação e revisão cadastral.

As famílias com cadastros desatualizados há mais de 24 meses ou incluídas em Averiguação Cadastral, que apresentam divergência entre os dados de renda declarados e os rendimentos encontrados em outras bases do Governo, devem buscar o mutirão com toda documentação exigida para atualizar os dados.

As pessoas que estejam em algumas das situações informadas anteriormente devem atualizar seus dados para evitar o cancelamento de benefícios sociais, como o Programa Auxílio Brasil (PAB) e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), ou serem excluídas do Cadastro Único. A exclusão do cadastro também pode ocasionar a perda de outros benefícios, inclusive do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Isso deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças nas características da família ou mudança de domicílio.

É importante destacar que a ação é direcionada apenas para as pessoas que precisam atualizar os dados, outras demandas como inscrição de novos cadastros poderão ser realizadas normalmente de segunda a sexta-feira.

Para se inscrever no Cadastro Único ou regularizar as pendências, o responsável familiar poderá agendar atendimento em uma das unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou retirar uma senha na Central de Atendimento do CadÚnico de segunda a sexta-feira a partir das 8h.

A Central de Atendimento do Cadastro Único fica na Rua Pasqua Scalzoto Pastorelli, nº 82, Jardim das Nações. O telefone de contato é (12) 3635-1605.

Veja a seguir a documentação exigida para a atualização do cadastro:

Adultos: carteira de identidade (RG), certidão de nascimento ou casamento, CPF, título de eleitor; carteira de Trabalho e último contracheque – obrigatório para quem trabalha de carteira assinada.

Crianças, adolescentes e jovens: certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG), CPF e declaração escolar (para quem está frequentando escola de 4 a 21 anos incompletos).

Comprovante de endereço atual

OBS: Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentados, pensionistas, precisam apresentar o comprovante de renda.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.