Surpresa marinha: Golfinhos curiosos se aproximam de tartaruga em Ilhabela (SP)

Imagens foram feitas pelo fotógrafo e pesquisador Rafael Mesquita, que registrou o momento encantador utilizando um drone

Redação Band Vale

O fotógrafo e pesquisador Rafael Mesquita Ferreira registrou um momento raro e encantador nas águas ao sul de Ilhabela (SP) nesta quinta-feira (17). Utilizando um drone, ele capturou a interação única entre um grupo de golfinhos-pintados-do-atlântico (Stenella frontalis) e uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta).

Rafael Mesquita compartilhou em suas redes sociais o que presenciou, descrevendo a cena como "uma interação muito legal de ver". Segundo ele, os golfinhos, conhecidos por sua curiosidade natural, se aproximaram da tartaruga como "cachorros caramelos do mar", demonstrando uma mistura de curiosidade e cautela. 

A tartaruga, por sua vez, exibiu um comportamento típico de defesa, mantendo-se protegida ao oferecer o casco aos golfinhos, que poderiam ser vistos como potenciais predadores.

O fotógrafo ainda comparou o comportamento da tartaruga-cabeçuda com o das tartarugas-verdes que costuma observar em Fernando de Noronha, onde elas adotam a mesma estratégia para se defender dos ataques de tubarões-tigre, mostrando que essa tática de defesa é comum entre diferentes espécies. Confira trecho do relato: 

Algumas coisas interessantes do vídeo: a curiosidade dos golfinhos, que são os cachorros caramelos do mar hahaha e a tática de defesa da tartaruga, sempre oferecendo o casco (que é o seu escudo) para os possíveis predadores! Eu também vejo bastante esse mesmo comportamento com as tartarugas-verdes de Noronha quando sofrem investidas de tubarões tigre (…)”

Sobre as espécies 

As tartarugas-cabeçudas são grandes animais, podendo pesar até 140 kg e medir mais de 140 cm de comprimento de carapaça. Embora a sua longevidade exata seja desconhecida, estima-se que possam viver até 67 anos. Graças à sua cabeça grande e mandíbulas poderosas, elas conseguem se alimentar de animais de carapaça dura, como caranguejos, lagostas e mexilhões. 

Já o golfinho-pintado-do-Atlântico recebe esse nome devido ao corpo coberto por pintas brancas, que se tornam mais evidentes com a idade. A espécie é encontrada exclusivamente no Oceano Atlântico, o que também inspira seu nome. Esses golfinhos podem medir até 2,30 metros e pesar cerca de 140 kg, mas sua expectativa de vida ainda não é bem conhecida.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais