Em poucos meses, os olhares do futebol internacional deverão estar voltados pelo menos por um momento para os Estados Unidos. Lionel Messi irá estrear ainda no segundo semestre como o mais novo (e principal) jogador do Inter Miami. O argentino, no entanto, pode não ser o único grande reforço da equipe - visto que Luisito Suárez também pode estar migrando para a terra do basquete.
Os Estados Unidos, que desde muito tempo foram considerados como o país do basquete, futebol americano e beisebol, agora correm para popularizar mais um esporte em seus territórios. NBA, NFL e MLB já estão consolidadas. Resta, então, consolidar a Major League Soccer (MLS) - liga norte-americana de futebol.
E a maneira que o país (ou melhor, os clubes norte-americanos) encontraram para popularizar o esporte em seu território é justamente trazendo grandes jogadores do futebol internacional. Isso não é necessariamente uma novidade, visto que ainda na década de 1970 o maior jogador de todos os tempos, Pelé, também foi jogar por lá.
O tempo, no entanto, é outro. A capacidade de divulgação e comercialização das partidas atingiu um novo patamar com internet e plataformas de streaming. Com isso, importar grandes jogadores do futebol europeu é uma opção ainda mais rentável para a MLS hoje em dia - e Suárez pode ser mais um capítulo nessa história.
O que se sabe sobre a possível ida de Suárez para a terra do basquete?
Mas afinal de contas, o que se sabe sobre a possível ida de Suárez para os Estados Unidos, a terra do basquete, atualmente? Tudo o que há no momento ainda são especulações com base em depoimentos da diretoria do Inter Miami, o time de Lionel Messi, que já externou desejos de contratações.
O proprietário do Inter Miami, Jorge Mas, declarou a repórteres locais que a intenção do clube é contratar de “três a cinco” reforços na atual janela de transferências. O time busca fortalecer o seu elenco para receber Lionel Messi e, então, se tornar realmente competitivo - visto que hoje ocupa a última posição de sua conferência.
E um dos jogadores que vem sendo cotado como possível alvo do Inter Miami é Luis Suárez, o craque do Grêmio. Suárez chegou ao Tricolor Gaúcho neste ano e vem sendo, de longe, o principal jogador da equipe. Artilheiro nato, é o ponto fora da curva dentro do elenco da equipe de Porto Alegre.
O que se especula, é que Suárez pode ser o novo reforço do Inter Miami por conta de um desejo do clube norte-americano em repatriar ex-jogadores do Barcelona, que já jogaram com Messi. O uruguaio fez parte do lendário trio MSN, campeão da La Liga, Liga dos Campeões e outros tantos torneios.
Messi teria ligado para Suárez, para convencê-lo a ir ao Inter Miami
A informação que circula na Argentina é a de que Lionel Messi teria ligado para Luisito Suárez tentando convencê-lo a se juntar ao Inter Miami. Os jogadores são melhores amigos e, mesmo depois que a parceria no Barcelona se encerrou, sempre mantiveram contato - viajando e visitando uns aos outros.
Suárez possui contato com o Grêmio até o fim de 2024 e, teoricamente, não teria porquê sair do clube para ir para a terra do basquete atualmente. A equipe gaúcha ainda não se manifestou ou fez algum pronunciamento sobre as especulações, visto que não há nada oficial até o momento.
Suárez não é o único ex-Barça na mira do Inter Miami
O fato é que Suárez não é o único ex-Barça na mira do Inter Miami atualmente. Na verdade, ao que tudo indica, ele é o único jogador que ainda possui contrato com algum time e que, portanto, seria o mais difícil de ser contratado pela equipe dos Estados Unidos atualmente.
O lateral Jordi Alba e o volante Sergio Busquets também estão bem próximos de fechar com o clube norte-americano. Ao que tudo indica, inclusive, Busquets já tem um acordo verbal com a equipe da MLS. Ele, assim como Jordi, se despediram do Barcelona no fim da atual temporada, depois de anos de sucesso.