Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou a lista das "100 Startups to Watch 2023", um dos eventos mais aguardados do ecossistema de inovação brasileiro. Na sua sexta edição, o projeto reúne as empresas de base tecnológica mais promissoras do Brasil, com grande potencial de crescimento nos próximos anos.
Entre os meses de maio e julho, um total de 2.076 startups se inscreveram no "100 Startups to Watch" (100 STW). As startups foram avaliadas em critérios que incluem grau de inovação, potencial de mercado, modelo de negócios, escalabilidade, qualidade da equipe e maturidade da solução.
Uma das novidades deste ano foi um foco maior na diversidade. Metade das 200 startups que avançaram para a fase final do processo de seleção deveriam ter 50% ou mais do seu quadro societário composto por indivíduos com características de diversidade, tais como autodeclaração de preto, pardo, amarelo ou indígena, do sexo feminino, LGBTQIAP+ ou pessoa com deficiência. Como resultado, o número de empresas com mais da metade dos sócios com alguma característica de diversidade entre as 100 selecionadas saltou de 29% em 2022 para 44% em 2023.
Para aumentar a diversidade geográfica, um time de 59 embaixadores atuou em várias regiões do Brasil. Entre as 100 startups selecionadas, houve um aumento de 66,7% de empresas do Nordeste e de 50% do Centro-Oeste. A seleção final das 100 startups foi feita por um comitê composto por representantes de organizações, fundos de investimento, iniciativas públicas de fomento e jornalistas.
A empresa de São José dos Campos, a O2eco, ficou entre as 100 da lista. Ela desenvolve tecnologia de despoluição baseada em bioestimulação natural, utilizando bactérias que já fazem parte do corpo hídrico para consumir materiais orgânicos e inorgânicos. Seu projeto piloto, realizado em parceria com a Ambev, ocorreu no córrego de Vargem do Tropeiro, em Sete Lagoas, Minas Gerais. A O2eco também ficou em 1º lugar na seleção de Ambev e parceiras.
Confira abaixo as startups destacadas em diversas áreas:
Agronegócio
- Cromai
- Culttivo
- Doroth
- Effatha
- Scicrop
- Seedz
- Solubio
- Tbit
Construção
- Hauseful
- Hoff Analytics
- LandApp
Educação
- Agenda Edu
- Educbank
- Eduqhub
- Gomining
- Inteceleri
- Letrus
- Ludos Pro
Energia
- CUBi Energia
Finanças
- Ali
- BHub
- CashU
- Conta Simples
- Dinie
- Franq
- GYRA+
- HedGer
- Monkey
- Pagaleve
- Sofi
- TuRn2C
Gestão Pública
- Aprova
- Nina
Impacto
- Agroforestry Carbon
- Aterra
- Audima
- DeCARB
- Nanoativa
- O2eco Tecnologia Ambiental
- Octa
- T&D Sustentável
Indústria
- Aiper
- Biolinker
- Cogtive
- Pix Force
- ST-One
- Tractian
- Typcal
Jurídico
- Kor Solutions
- NeuralMind
Logística
- Infleet
- SPOTX
- SuperFrete
Marketing e Vendas
- Lastlink
- Maestro ABM
- Purple Metrics
- Rocket Lab
- Standout
- Yapoli
Recursos Humanos
- Taqe
Saúde e Bem-Estar
- Alice
- Bloom Care
- Carefy
- Ease Labs
- Epistemic
- Livance
- Neogenys
- Nonno
- Onkos
- SetYou
- Shaped 3D
- Tabia Saúde
- Vixting
- zazuu
Seguros
- Darwin
Serviços
- ioupie
- Upik - Arquiteto de Bolso
Tecnologia
- A4 Solutions
- BossaBox
- Coleção.Moda
- Company Hero
- Data Machina
- Docket
- Fiscontech
- Frete Rápido
- Fu2re
- Klavi
- Lumx Studios
- Minds Digital
- Napp
- Octágora
- Proffer
- QI Tech
- Tidewise
- Transfeera
- Zoox
Varejo
- Cayena
- Diferente
- Nude
- Restin
Essas startups promissoras representam a inovação em várias áreas e têm o potencial de impactar positivamente o mercado e a sociedade nos próximos anos.