Sindicato denuncia vazamento de 40 mil litros de petróleo na Revap em São José

Vazamento de óleo ocorreu no tanque TQ- 41004, ultrapassou o dique de contenção e caiu na canaleta

Redação Band Vale

Sindicato denuncia vazamento de 40 mil litros de óleo na Revap em São José
Reprodução/ Sindipetro

O Sindicato dos Petroleiros denunciou o vazamento de petróleo cru na refinaria da Revap (Refinaria Henrique Lage) na tarde desta quarta-feira (26) em São José dos Campos. 

De acordo com o Sindicato o vazamento de petróleo  ocorreu no tanque TQ- 41004, ultrapassou o dique de contenção e caiu na canaleta que dá acesso à Estação de Tratamento de Água da refinaria, segundo informações de petroleiros. 

Além da denúncia o Sindipetro-SJC cobra da Petrobrás informações sobre o vazamento e participação na apuração das causas do acidente.

A Refinaria 

A Refinaria Henrique Lage (Revap) está localizada na Rodovia Presidente Dutra, em São José dos Campos e atua desde 1980. Atualmente responde pelo abastecimento do mercado paulista e do centro-oeste do país. 

A refinaria é composta por plataformas de carregamento de caminhões tanques e é interligada aos terminais de Guarulhos, Guararema e São Sebastião.

O Jornalismo Band Vale entrou em contato com REVAP e aguarda um posicionamento.

A Petrobrás 

A Petrobras informa que na última quarta-feira (26) foi identificado vazamento em tubulação de petróleo na área de tancagem da Refinaria Henrique Lage (Revap). O produto vazado ficou restrito ao interior do dique de contenção do tanque, sistema projetado com esta finalidade

O vazamento foi eliminado, sem nenhum impacto às pessoas, meio ambiente ou instalações. A causa e volume vazado estão em apuração, conforme procedimento específico.

A CETESB

Em vistoria realizada nesta quinta-feira (27) por técnicos da CETESB, da Agência Ambiental de São José dos Campos, foi confirmada a ocorrência de um vazamento de óleo bruto, em uma tubulação dos tanques de armazenamento da refinaria Petróleo Brasileiro S/A.

O produto vazado, em quantidade não estimada até o momento, ficou retido no sistema de contenção da refinaria. Os técnicos da CETESB deverão, nos próximos dias, orientar e acompanhar a limpeza da área, assim como avaliar a necessidade de ações técnicas adicionais.  

Durante a vistoria, não foram detectados danos ao meio ambiente.

A CETESB irá avaliar as sanções administrativas cabíveis.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.