Setembro amarelo marca ações de conscientização e prevenção ao suicídio

No Brasil, são 14 mil mortes anuais ou 38 por dia segundo dados da Organização Mundial da Saúde

Redação Band Vale

Depressão atinge mais de 10% da população adulta do Brasil segundo o IBGE
Reprodução

O mês de setembro é marcado pelas ações de conscientização e prevenção as doenças psicológicas. Apesar da depressão atingir mais de 10% da população adulta do Brasil de acordo com dados do IBGE, a doença ainda é vista como um mito em muitos casos.  

E com o número crescente de suicídios, a necessidade de ações de pronto-atendimento se torna cada vez mais frequente em nossa região.

O CVV (Centro de Valorização da Vida), realiza esse trabalho em tempo integral há mais de 40 anos em São José dos Campos, como explica Alberto Carbone, presidente da unidade no município.

“Nós costumamos nomear o CVV como um pronto socorro. Então, a pessoa que está em dias de pensar em suicídio, está com depressão ou está muito solitária, ela precisa conversar com alguém, e esse alguém somos nós. Conversou com o CVV, se acalmou, ótimo, agora é hora de procurar a ajuda profissional. Como profissional nós entendemos os psicólogos e psiquiatras”, afirma. 

Com atuação em mais de 120 cidades do Brasil, o CVV é considerado principal órgão de prevenção ao suicídio, realizando atendimento gratuito pelo telefone 188, ou pelo site cvv.org.br

Setembro amarelo

O mês de setembro é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio. A ação chamada “Setembro Amarelo” teve início em 2014 entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o Conselho Federal de Medicina (CFM).  

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), somente em 2019 foram registrados mais de 700 mil casos de suicídio em todo o mundo. No Brasil, são 14 mil mortes anuais ou 38 por dia.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.