Servidores do INPE fazem protesto contra criação da "Câmara Consultiva Temática"

Grupo que irá avaliar os dados de desmatamento no país não conta com a presença de Órgãos ambientais

Redação Band Vale

Protesto servidores do INPE na manhã desta terça-feira (7) Divulgação/ SindCT
Protesto servidores do INPE na manhã desta terça-feira (7)
Divulgação/ SindCT

Os servidores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (7) em São José dos Campos, contra criação da "Câmara Consultiva Temática".

A câmara técnica criada na última quinta-feira (2) pelo Governo Federal, com publicação no diário oficial, irá avaliar os dados de desmatamento no país. Os órgãos ambientais vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações ficaram de fora do grupo.

O grupo, que será coordenado por um integrante do Ministério do Meio Ambiente e terá representantes dos ministérios da Agricultura, Defesa, Economia e Justiça, vai ficar encarregado de realizar uma "qualificação" dos dados que, atualmente, já são coletados pelo Inpe.

De acordo com o SindCT, “a tentativa de excluir o INPE do monitoramento de queimadas e do desmatamento na Amazônia não foi por falta de competência de nosso instituto, mas por nosso trabalho sério e qualificado mostrar ao mundo verdades inconvenientes.”

Em nota, o sindicato também afirma que “A comunidade científica nacional e no exterior se posiciona para denunciar mais este absurdo. O SindCT se agrega a todas essas vozes para falar em alto e bom som: NÃO FICAREMOS CALADOS, NEM IMÓVEIS.”

Mais notícias

Carregar mais