Um homem de 74 anos morreu diagnosticado com dengue, neste domingo (21), em Jacareí. A segunda morte pela doença foi confirmada pela Prefeitura na noite desta segunda-feira (22).
Segundo a Prefeitura, o homem tinha comorbidades e era morador do bairro Jardim Santa Maria. O bairro está entre os locais com maior incidência de casos confirmados na cidade em 2024, com 39 casos.
Bairros com maior incidência de casos 2024:
Bandeira Branca: 171 casos
Parque Meia-Lua: 60 casos + Região (Jardim Conquista: 19 casos e Lagoa Azul: 8 casos): 87 casos
Cidade Salvador: 40 casos
Jardim Santa Maria: 39 casos
Primeira morte
O primeiro óbito pela doença aconteceu no dia 4 de janeiro e foi confirmada na última quarta-feira (17) pela Prefeitura. A vitima também era um idoso, de 84 anos, que possuía comorbidades.
O que diz a prefeitura
Segundo a Secretaria de Saúde de Jacareí, alguns fatores que favoreceram o aumento de casos de Aedes Aegypti, são o descarte de resíduos sólidos em local inadequado e em áreas públicas; aumento dos criadouros nos imóveis ocupados e desocupados; circulação dos sorotipos DENV-1 e DENV-2, e a detecção do sorotipo DENV-3 no Noroeste do Estado, com rápida disseminação; fatores climáticos favoráveis, e a necessidade de maior adesão da população na adoção das medidas de prevenção.
Em nota, a Prefeitura informou que intensificou as ações nos bairros com uma força-tarefa para o combate à Dengue, sobretudo nas visitas casa-a-casa para vistoria e conscientização da população, bem como a realização de nebulização nas casas próximas à casos confirmados de Dengue.