Band Vale

Thiago Brennand, Sastre e Robinho ficam de fora da "saidinha temporária"; entenda o motivo

Detentos de grande repercussão nacional cumprem penas na P2 de Tremembé (SP), conhecida como a "cadeia dos famosos"

Redação Band Vale

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Divulgação

Mais de 3 mil detentos do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo foram beneficiados, nesta terça-feira (17), pela terceira "saidinha" temporária de 2024, que permite a saída de presos de regime semiaberto em datas específicas. No entanto, alguns detentos de alta notoriedade, como Fernando Sastre, Robinho, Ronnie Lessa e Thiago Brennand, que estão presos na Penitenciária de Tremembé (SP), não tiveram direito à saída temporária.

O motivo é que esses presos ainda estão cumprindo suas penas em regime fechado. Para ter direito à “saidinha”, o detento precisa estar no regime semiaberto, além de apresentar bom comportamento e ter cumprido parte da pena. Como esses indivíduos ainda não progrediram para essa fase do regime penitenciário, eles não se qualificam para o benefício.

Em contrapartida, outros detentos de grande repercussão nacional, como Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves, ambos presos na P2 de Tremembé, a chamada "Cadeia dos Famosos", já progrediram para o regime semiaberto e foram liberados temporariamente.

Mais de 3 mil detentos deixaram os presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte por volta das 6h desta terça-feira (17), para a terceira “saidinha” do ano. A primeira saída temporária aconteceu no mês de março, a segunda no mês de julho, e a última esta prevista para o mês de dezembro. 

"Cadeia dos famosos" em Tremembé (SP)

O empresário Thiago Brennand, condenado em três processos de violência contra a mulher, foi o último detento de repercussão nacional transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como a "cadeia dos famosos".

Além de Thiago Brennand, outro detento de grande notoriedade é o ex-jogador de futebol Robinho, que está preso na Penitenciária 2 (P2) há meses. Robinho cumpre pena de nove anos de prisão por um estupro cometido na Itália.

Fernando Sastre, empresário e motorista de um Porsche acusado de provocar um acidente fatal em São Paulo no dia 31 de março, também está preso na P2 desde maio. A lista também conta com Lindemberg Alves Fernandes, acusado de matar a namorada Eloá Pimentel, em outubro de 2008. Antes de matar a adolescente, que na época tinha 15 anos, ele a fez de refém por mais de 100 horas em um apartamento na cidade de Santo André. Lindemberg foi condenado a 39 anos de prisão. 

Outro preso famoso é Christian Cravinhos, condenado a 38 anos de prisão após assassinar Manfred e Marísia Richthofen, pais da ex-cunhada Suzane, em outubro de 2002.

Ronnie Lessa na P1

Apesar da P2 ser conhecida como a “Cadeia dos famosos”, o ex-policial militar Ronnie Lessa foi transferido para a Penitenciária 1 "Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra", um presídio de segurança máxima em Tremembé. Lessa, que está preso desde 2019, é acusado de participar da execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A transferência foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após um pedido da defesa de Lessa.

Terceira “saidinha” de 2024

Essa foi a terceira “saidinha” de 2024, sendo que as duas anteriores ocorreram em março e julho. A última do ano está prevista para dezembro. Na última saída temporária, 212 detentos não retornaram às unidades prisionais e foram considerados foragidos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.