São Sebastião recebe teste de novo sistema de alerta para desastres naturais

Tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas com avisos sonoros e vibratórios; pessoas em áreas de risco, inclusive visitantes estrangeiros, receberão as mensagens sem necessidade de cadastro prévio

Redação Band vale

São Sebastião recebe teste de novo sistema de alerta para desastres naturais
Governo continua trabalhos de busca e desobstrução em São Sebastião
Reprodução/ Governo Estado de SP

O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (7), o projeto-piloto do novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, denominado "Defesa Civil Alerta". Esta tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas com avisos sonoros e vibratórios que se destacam de qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário, incluindo celulares em modo silencioso. Dessa forma, todas as pessoas em áreas de risco, inclusive visitantes estrangeiros, receberão as mensagens sem necessidade de cadastro prévio.

São Sebastião, localizada no Litoral Norte de São Paulo, foi escolhida para passar pelas fases de testes deste novo sistema de alerta de emergência contra desastres. A ferramenta complementa outros métodos de alerta de emergência já utilizados no país, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. 

A nova iniciativa utilizará o Sistema de Transmissão Via Telefonia Celular, conhecido internacionalmente como alerta de emergência sem fio, permitindo o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas em áreas de risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou desastres causados pelo homem.

O lançamento oficial do novo sistema de alerta ocorrerá no próximo sábado (10), às 15h, na Vila Sahy. Durante o evento, todo aparelho celular em São Sebastião e cidades vizinhas receberá uma mensagem de demonstração. O celular emitirá um sinal sonoro, e a tela ficará travada com a mensagem, demonstrando a eficácia e alcance do sistema.

Funcionamento

A população não precisará realizar nenhum tipo de cadastro. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade das Defesas Civis competentes nos municípios e nos estados em tempo real para todos os celulares conectados à rede móvel 4G ou 5G. A mensagem de alerta aparecerá sobreposta ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular. A depender da gravidade do alerta, também será emitido um sinal sonoro similar a uma sirene. Para o recebimento dos alertas, o celular deve estar conectado à rede móvel 4G ou 5G.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais