A cidade de São Luiz do Paraitinga recebe nesta quinta-feira (14) até domingo (17), o Festival Internacional do Documentário Musical 2024. O evento é totalmente gratuito.
Depois de uma excelente estreia em 2023, o IN-EDIT BRASIL retorna a São Luiz do Paraitinga para mais uma jornada de filmes, shows, debates e conversas sobre o assunto favorito da cidade, música.
Neste ano, o festival apresenta um total de 16 filmes nacionais e internacionais, entre longas e curtas-metragens. Entre eles, "Luiz Melodia - No Coração do Brasil", vencedor da 16ª edição do In-Edit Brasil, realizado em junho, em São Paulo; "Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade", uma homenagem ao lendário sambista carioca; "O Homem Crocodilo", que explora a carreira e a persona do músico Arrigo Barnabé; "Black Future, Eu Sou O Rio", sobre o cultuado álbum de estreia da banda; "Funk Favela", que revela as origens e a expansão do funk nas periferias; "Terra De Ciganos", sobre a vida das comunidades ciganas; "Terror Mandelão", que aborda linguagem, estética e comportamento nos bailes funk das quebradas de São Paulo, seguido de um debate com o diretor Felipe Larozza.
Também estão na programação "Black Rio! Black Power!", que celebra a força do movimento negro carioca; "Germano Mathias – O Catedrático do Samba", um retrato do sambista paulistano; "No Rastro Do Pé De Bode", sobre as origens do forró e a figura do sanfoneiro nordestino; e os curtas "Viva Volta", sobre Raul de Souza, considerado o maior trombonista brasileiro; e "Outras Histórias Do Mar", sobre o projeto BNegão Canta Caymmi, com debate após a sessão com a diretora Carolina Rolim.
O festival traz também os títulos internacionais "Let The Canary Sing", sobre a cantora Cindy Lauper; "Carlos", sobre o guitarrista Carlos Santana; e "The Stones & Brian Jones", que revisita o início dos Rolling Stones e a trajetória do guitarrista Brian Jones, além da cópia restaurada do clássico "Saravah", uma ode à música brasileira.
Toda programação é gratuita. Para mais informações acesse o site.