São José libera vacina contra gripe para todos acima de 6 meses

Vacinação já está disponível em diversas unidades de saúde

Redação Band Vale

Vacinação contra a gripe já está disponível em Sjc
Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos vai liberar a partir desta quarta-feira (22) a vacina contra a Influenza para todas as pessoas com mais de seis meses. Atualmente, a imunização contra a gripe acontece com alguns grupos prioritários (veja abaixo), mas a campanha tem tido uma baixa adesão.

Em São José dos Campos, a cobertura total contra Influenza está em 38,7%. No público de idosos, por exemplo, a cobertura é de 53%, trabalhadores da saúde 49,4%, crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias 34,2%, professores 31,7%, puérperas 31%, gestantes 23,5%, além de outros grupos.

Os números acompanham a baixa adesão à vacinação no país e preocupam, já que o índice de cobertura recomendado em qualquer campanha de imunização é de 95%.

De acordo com o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Governo do Estado de São Paulo, a vacinação contra a influenza de pessoas pertencentes aos grupos alvo do programa de imunização tem como principal objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais e em serviços de emergência.

A Prefeitura, assim como o Governo do Estado, reforça que os grupos prioritários ainda necessitam ser imunizados.

Grupos prioritários

Atualmente, a imunização está disponível para idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças com mais de 6 meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas; indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Trabalhadores da Saúde

Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, podem receber a vacina. São eles: os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Postos de vacinação

Durante a semana, a vacinação acontece nas UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h, e às 13h até o esgotamento delas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade; no Colégio Tableau, das 8h às 21h; no Cefe (Centro de Formação do Educador), das 18h às 21h e nas unidades do Laboratório Cipax do Vale Sul Shopping e Praça Afonso Pena, das 9h às 16h.

Jacareí

Em Jacareí, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) iniciou nesta quarta-feira (22).  Todas as pessoas acima de 6 meses de idade poderão se vacinar contra a gripe no município.

As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Municipais de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto e um comprovante de endereço. Confira onde ficam as 18 Unidades de Saúde clicando aqui. Em caso de dúvidas, ligue 156.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.