São José dos Campos passa para Urbam operação da gestão financeira do transporte

Licitação foi dividida em sistema de operação do transporte e sistema econômico

Por Caroline Corrêa

São José dos Campos passa para Urbam operação da gestão financeira do transporte
Divulgação/ PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos determinou, em diário oficial, que a Urbam (Urbanizadora Municipal) assuma a gestão financeira e meios de pagamento do transporte público na cidade. 

A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (25), após licitações não apresentarem empresas interessadas em assumir a comercialização das tarifas do novo sistema, que inclui ainda a bilhetagem eletrônica.

A decisão acontece depois da rescisão contratual com o Grupo Itapemirim, que havia vencido a licitação de dois lotes para a operação do transporte público. E, também pela falta de interessados em operar o sistema econômico do contrato.

O novo modelo de transporte proposto pelo prefeito, Felicio Ramuth, foi separado em operação do transporte e operação financeira. Foram abertas quatro licitações, uma delas dividida em dois. A ideia da prefeitura é que empresas diferentes pudessem operar o transporte na cidade.

As licitações seriam para escolher uma instituição para ficar responsável pelo gerenciar o pagamento do bilhete único, uma empresa que iria fornecer os sistemas que interligariam diferentes meios de pagamento, uma para oferecer sinal de wi-fi nos veículos e a operação do lote 1, que operaria o transporte na região note, oeste sul e linha verde e o lote 2, que abrange a região leste e sudeste.

A decisão deve ser oficialmente anunciada na próxima quinta-feira (3), quando a prefeitura de São José dos Campos deve explicar a nova licitação do transporte público.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.