São José dos Campos firma convênio para proteção do sagui-da-serra-escuro

Pesquisadores vão desenvolver estudo sobre a população dessa espécie que vive na mata do Parque Alambari

Redação Band Vale

O sagui-da-serra-escuro é uma espécie da Mata Atlântica Divulgação
O sagui-da-serra-escuro é uma espécie da Mata Atlântica
Divulgação

A Prefeitura de São José dos Campos firmou convênio com a Universidade Federal de Viçosa para realização de atividades para proteção do sagui-da-serra-escuro no território do município. Essa é uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo.

Os pesquisadores vão desenvolver estudo sobre a população dessa espécie que vive na mata do Parque Alambari, na região leste, e ao longo da vegetação do córrego de mesmo nome. O secretário de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara, conta os objetivos destas ações.

“Entre os objetivos estão obviamente o reconhecimento de campo, os locais em que estão presentes as espécies, mas também, para além da questão acadêmica, desenvolvendo pesquisa de base, colocando os alunos, a aproximação com as universidades locais, promovendo discussões, seminários, mas envolver também as comunidades de São José dos Campos.” 

A iniciativa terá apoio do projeto Ecomuseu, que tem atuação nos bairros onde já foram avistados saguis. Alguns moradores da região, que observam os primatas há muitos anos, também devem contribuir para as ações.

Ainda faz parte do convênio a sensibilização dos moradores quanto à importância da proteção da biodiversidade. No cronograma do convênio, estão previstas palestras dos pesquisadores, que também darão apoio para produção de materiais de comunicação sobre a fauna silvestre.

Mais notícias

Carregar mais