São José dos Campos tem chamado atenção nos últimos anos por conta dos investimentos realizados em projetos tecnológicos. A cidade já foi reconhecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como a primeira cidade inteligente do país, com base em três normas internacionais: NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).
Quer saber porque a cidade é reconhecida como uma das mais tecnológicas?
Motivos que fizeram São José dos Campos ser a cidade mais tecnológica do país:
- Satélite produzido em São José dos Campos;
Um dos fatos que também contribuiu para que a cidade recebesse tal reconhecimento, foi a produção de um satélite na cidade.
O satélite denominado SPORT, foi produzido pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), em São José dos Campos. O dispositivo foi lançado no espaço através do foguete “Falcon Nine”, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.
- Investimento em IoT
A cidade decidiu apostar em tecnologia nas ruas e implementou dispositivos tecnológicos, que utilizam Internet das Coisas (IoT), ou seja, a interconexão digital de objetos cotidianos com a Internet.
Foi implementado o dispositivo Sigpark, que sinaliza as vagas livres na hora do motorista estacionar. Dessa forma, os moradores da cidade podem viver com mais agilidade e qualidade de vida.
- Parque Tecnológico em SJC
O Parque Tecnológico de São José dos Campos une incubadora de negócios, centros empresariais, laboratórios multiusuários, escritório de negócios e universidades que focam em desenvolver projetos tecnológicos, que auxiliam em novas ideias e no desenvolvimento da cidade.
- Investimento em aprimoramento tecnológico na educação
A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a AJAS (Associação Joseense de Ação Social), desenvolveu um programa chamado ‘Educação 5.0’, que tem o propósito de inserir as escolas municipais em uma condição mais colaborativa de aprendizagem, com foco em desenvolver nos alunos a resolução de problemas e a integração com o mundo da tecnologia.
Com isso, ofereceu atividades complementares envolvendo cultura maker, programação, gamificação e robótica no contraturno escolar, foram mais de R$ 7 milhões em investimentos.
Esses são apenas alguns dos motivos que fizeram com que São José dos Campos fosse reconhecida como a cidade mais tecnológica do Brasil!
Colaboração:
Tainara Freitas
MTb: 91.666/SP