A Prefeitura de São José dos Campos anunciou, oficialmente, nesta sexta-feira (4) a rescisão unilateral dos contratos de concessão para operação do sistema de transporte público com o Grupo Itapemirim. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no Diário Oficial da União.
A Itapemirim foi vencedora das licitações para operar os dois lotes do transporte público em São José dos Campos. No entanto, em grave crise financeira, a empresa não apresentou a tempo as garantias para compra dos ônibus que seriam utilizados. As justificativas também não foram satisfatórias.
Com isso, a prefeitura solicitou a rescisão contratual com a Itapemirim, que venceu as licitações para operar os dois lotes do transporte público no município, incluindo a linha verde.
Uma nova licitação será lançada. Segundo a prefeitura, o atraso causado por esse imbróglio não irá atrapalhar o transporte público na cidade, já que o sistema é operado por três concessionárias que possuem contratos até outubro de 2022.
Relembre a entrevista do secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, falando sobre o assunto