São José dos Campos alerta para a baixa adesão à vacinação contra dengue

Até o dia 20 de maio, apenas 3.122 doses foram aplicadas, o que representa apenas 7,11% do público-alvo

Redação Band Vale

Vacina contra a dengue (Qdenga)
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Prefeitura de São José dos Campos alerta para a baixa adesão à vacinação contra dengue entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até o dia 20 de maio, apenas 3.122 doses foram aplicadas, o que representa apenas 7,11% do público-alvo, composto por 43.908 jovens, segundo dados do Censo IBGE 2022.

A vacina contra dengue é segura e eficaz, e tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos causados pela doença. É importante ressaltar que a dengue é uma doença grave, que pode levar à morte, principalmente em crianças e idosos.

Para facilitar o acesso à vacina, todas as 40 UBSs Resolve e as 5 Unidades Avançadas de São José dos Campos estão abertas para vacinar o público-alvo de 10 a 14 anos. Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser consultados no site da Prefeitura. A vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento de cada unidade.

Esquema Vacinal

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. Os pais ou responsáveis devem comparecer na Unidade de Saúde com documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Caso a criança ou o adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Em caso de contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.