São José do Barreiro recebe lançamento da Marca do Território do Vale Histórico

Iniciativa surge com o objetivo de promover uma narrativa integrada que abrange Queuz, São José do Barreiro, Silveiras, Arapeí, Lavrinhas, Areias, Cruzeiro e Bananal, buscando aumentar o fluxo de visitantes na região

Redação Band Vale

Uma tarde marcante para a região do Vale Histórico aconteceu em São José do Barreiro nesta terça-feira (30), com o lançamento da marca do território, integrando a iniciativa turística que visa fortalecer a identidade dos oito municípios localizados entre as Serras da Bocaina e da Mantiqueira.

A Marca Turística Vale Histórico surge com o objetivo de promover uma narrativa integrada que abrange Queuz, São José do Barreiro, Silveiras, Arapeí, Lavrinhas, Areias, Cruzeiro e Bananal, buscando aumentar o fluxo de visitantes na região. As cidades do Vale Histórico destacam-se pela preservação da arquitetura da época imperial, pela tradição caipira dos tropeiros em práticos típicos regionais e por uma natureza exuberante. A iniciativa visa não apenas atrair turistas, mas também fortalecer os laços emocionais dos visitantes com a rica história e beleza natural da região.

Para desenvolver esse trabalho, uma equipe da Secretaria analisou, por mais de seis meses, em parceria com os municípios e a FIA Consultoria, os atrativos de cada um dos municípios, dados do setor e realizou entrevistas em profundidade com o público local e visitante. O destino de Arapeí é conhecido por suas cachoeiras, cascatas, trilhas e cavernas; Bananal destaca-se pelas fazendas históricas abertas à visitação; São José do Barreiro é reconhecido pelo patrimônio cafeeiro, pela natureza e por um animado Carnaval com blocos de rua. 

O projeto de construção de marca já desenvolveu marcas para seis regiões turísticas do estado de São Paulo: Vale do Ribeira, Cuesta Paulista, Mogiana, Circuito das Frutas, Mantiqueira Paulista e Litoral Norte, sempre com a participação e envolvimento ativo dos moradores locais em todas as etapas do processo.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.