O São José Basquete sub-20 venceu o Paulistano neste domingo (1°), por 91 a 83 na prorrogação e conquistou o inédito título de campeão paulista. A equipe joseense fechou a série melhor de três em 2 a 0.
No primeiro jogo da decisão, disputado na última na quinta-feira (29), no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos, o São José venceu por 78 a 77. No segundo jogo, o tempo normal terminou em 78 a 78, mas na prorrogação o São José conseguiu vencer novamente.
O destaque da decisão foi o armador Gabriel Caldeira, com 25 pontos, 6 assistência e 5 rebotes. Já na primeira partida, quem mais se sobressaiu individualmente foi o pivô Afonso Pacheco, com 26 pontos e 15 rebotes.
Campanha
O São José Basketball chegou aos playoffs do Paulista com a terceira melhor campanha geral do campeonato. A equipe joseense terminou a primeira fase, entre 14 participantes, somando 22 vitórias e 4 derrotas em 26 jogos. O Paulistano, em primeiro lugar, e o Corinthians, em segundo, tiveram a mesma campanha, mas terminaram na frente pelos critérios de desempate.
Para chegar à final, o São José passou por duas fases eliminatórias. Venceu o Pinheiros por 2 a 1 na série das quartas de final e o Corinthians na semifinal, também por 2 a 1.
Com a melhor campanha geral do campeonato, o Paulistano ganhou o direito de decidir em casa, mas o São José não tomou conhecimento do adversário, vencendo os dois jogos da decisão.
Os campeões
Atletas: Nata Kuhn Freitas, Kaick Dias Ferrari, Caio Henrique Oliveira, German Misetich, Gabriel Caldeira Oliveira, Gabriel Furlan Pedrosa, João Gabriel Gomes Guimarães, Pedro Emanoel Santos, João Victor Nickel, Matheus Santos Simão, Afonso Campos Pacheco, Bruno Ribeiro Foresti.
Comissão técnica: Pedro Henrique de Oliveira Morais (técnico), Matheus Lopes Guirro e Hugo Mansoldo (assistentes técnicos), Paulo Nery (preparador físico), Dedé Stefanelli (supervisor técnico), Wanda Gregate (psicóloga) e Luís Inácio Messias (diretor).