A Prefeitura de São José dos Campos e a empresa Itapemirim assinaram nesta terça-feira (14) o contrato de concessão pra operação do lote dois, que compõe as regiões Leste e Sudeste do transporte público da cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito em entrevista à jornalista Larissa Muradi, apresentadora do Stereo News, da Stereo Vale.
A empresa também irá operar o lote um que abrange as regiões Norte, Oeste e Sul, incluindo trecho da Linha Verde.
Ainda de acordo com o prefeito, Felício Ramuth, a partir de agora, o prazo é de até 150 dias para que o sistema do novo transporte público entre em operação na cidade. Essa é a data máxima para o inicio da nova concessão.
Ramuth reforçou que a Itapemirim apresentou todas as garantias necessárias para operação, que a frota será totalmente nova, com veículos zero quilômetro. Serão mais de 400 novos veículos disponibilizados para o serviço.
OPERAÇÃO PILOTO
Até o fim dessa semana, ainda está prevista a realização da operação piloto, que tem como objetivo testar os novos coletivos.
De acordo com o executivo, essa será uma linha adicional, e não haverá cobrança de tarifa dos passageiros. O cronograma dos locais por onde essa operação piloto passará, ainda será divulgado pela prefeitura.
Devido ao impasse entre as atuais empresas que administram o transporte público joseense, Prefeitura, Sindicato dos Condutores e Itapemerim, não será possível a utilização da mão de obra já existente para operar esses ônibus durante os dias de teste.
A Secretaria de Mobilidade Urbana disponibilizará os próprios motoristas da prefeitura, para realização do procedimento.