São João de Petrolina se consolida entre os principais eventos juninos do Brasil

Caruaru e Campina Grande disputam há décadas o título da cidade com o maior São João do Brasil

Bandfy

São João Petrolina
Divulgação

Nos últimos anos, contudo, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, passou a despontar como uma nova forte concorrente para o título de principal festa junina do País. Com um calendário mais enxuto, a cidade pernambucana aposta em concentrar grandes artistas de peso nacional em dez noites. A mistura de ritmos, que vai do forró tradicional ao axé e até à música eletrônica é outro atrativo que tem levado milhares de turistas a Petrolina. 

São João Petrolina - Divulgação

Em 2024, o São João de Petrolina levou nomes como Ana Castela, Wesley Safadão, Léo Santana, Gusttavo Lima, Alceu Valença, Alok, Jorge Matheus, Henrique e Juliano, Simone Mendes, João Gomes entre outros 50 artistas. A festa também aposta num ambiente bem decorado com direito a vila cenográfica, roda gigante, show de luzes, sonorização avançada e pirotecnia. 

Além de cantores e bandas consagradas, o São João petrolinense tem sido palco para um desfile de celebridades e políticos. De Nicole Bahls, a Jojo Toddynho até o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, o evento entrou definitivamente na rota obrigatória para a passagem de personalidades que costumam acompanhar grandes ciclos juninos Brasil afora. 

 A festa deve reunir mais de 900 mil pessoas até o encerramento no dia 24 de junho. Todos os hotéis da cidade estão lotados e a Prefeitura de Petrolina estima uma injeção de R$ 300 milhões na economia local. O evento tem sido, portanto, estratégico para o desenvolvimento do município com a geração de 16 mil empregos diretos e indiretos. “É nossa maior atividade cultural e turística. Além de movimentar a economia, o São João faz com que Petrolina seja vista pelo Brasil todo e potencialize a atração de novos negócios”, explica o prefeito da cidade, Simão Durando. 

Um dos visitantes da festa é o empresário paulistano Rodrigo Figueiredo, que trouxe a família pela primeira vez para conhecer o São João de Petrolina. “A festa em si é incrível. São três, quatro artistas grandes por noite. Mas também me impressionou a cidade, que é muito estruturada, confortável e bonita. É um oásis no Sertão do Nordeste”, elogiou o empresário que prometeu retornar em 2025.
 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.