A terceira saída temporária vai liberar os detentos da Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, nesta terça-feira (12). O benefício se estende até o dia 18 de setembro. A primeira liberação dos presos ocorreu no mês de março. Ainda há previsão de outra "saidinha" entre o Natal e Ano Novo. Até o momento, o número oficial de presos liberados não foi divulgado.
Na lista dos beneficiados estão nomes como Alexandre Nardoni, Lindemberg Alves, Gil Rugai e Cristian Cravinhos.
A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como P2, costuma receber presos de casos de grande comoção social. A unidade tem capacidade para 396 presos entre o regime semiaberto e fechado.
Apenas os presos do regime semiaberto têm direito à saída temporária. Para ter o benefício, que é concedido por um juiz, eles precisam ter o cumprimento mínimo de 1/6 da pena se ele for primário e 1/4 se ele for reincidente. Além disso, ainda precisa ter bom comportamento.
O preso que tiver alguma ocorrência leve ou média dentro do presídio precisa passar por uma reabilitação de conduta, que leva até 60 dias. Só depois disso, pode ter o benefício.
O beneficiário deve apresentar um endereço onde poderá ser encontrado durante a saída temporária, deve permanecer no endereço durante o período noturno e não pode frequentar bares e casas noturnas.
Com as mudanças do pacote anticrime, em vigor desde 2020, o preso condenado por crime hediondo com morte não tem mais direito à saída temporária. Exceção para aqueles que tiveram o direito adquirido antes da alteração na legislação.
Reforço do policiamento
Em nota, a Polícia Militar informou que vai intensificar o policiamento por causa da “saidinha temporária” que acontece neste dia 12 de setembro, com término previsto para o dia 18.
Haverá reforço e preventivo nas proximidades dos seguintes locais, todos situados no Município de Tremembé (SP):
- Centro de Progressão da Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha”;
- Ala de Progressão da Penitenciária “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra”;
- Ala de “Progressão da Penitenciária Feminina I”;
- Ala de Progressão da “Penitenciária Feminina II”;
- Centro de Progressão da Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado”.
De acordo com a PM, o objetivo é manter a ordem pública e a segurança nos locais, bem como nas imediações. Diversas operações serão realizadas nas áreas de grande fluxo de pessoas, como terminais rodoviários, centros comerciais e entrada e saída das cidades da região, visando proporcionar sensação de segurança aos munícipes.