Sabesp é multada em R$ 900 mil por morte de peixes no Rio Paraíba do Sul, no interior de SP

Segundo a CETESB, a carga despejada no rio pela companhia alterou o parâmetro de oxigênio dissolvido na água, contribuindo para o impacto ambiental

Redação Band Vale

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) aplicou, nesta terça-feira (17), uma multa de R$ 900 mil à SABESP de São José dos Campos por poluição hídrica no Rio Paraíba do Sul. O caso ocorreu entre os dias 18 e 28 de novembro, entre os municípios de São José dos Campos e Caçapava, e resultou na morte de peixes na região.

De acordo com a CETESB, a poluição foi causada pelo extravasamento de esgoto da Estação Elevatória de Esgotos Ressaca e pelo lançamento de efluentes fora dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. A carga despejada no rio alterou o parâmetro de oxigênio dissolvido na água, contribuindo para o impacto ambiental observado.

A multa foi imposta como medida administrativa para responsabilizar a concessionária e reforçar a importância do cumprimento das normas ambientais. A SABESP foi acionada pelo Jornalismo da Band Vale e ainda não se manifestou sobre o caso.

Morte de peixes no Rio Paraíba

O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo registrado por um morador de Caçapava, que chamou atenção para uma grande quantidade de peixes mortos no Rio Paraíba do Sul

Peixes mortos no rio (Imagem/ Reprodução)

Na época, o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) manifestou sua profunda preocupação com o incidente, que afeta principalmente os trechos do rio em Caçapava e São José dos Campos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.