Sabesp é multada em R$ 900 mil por morte de peixes no Rio Paraíba do Sul, no interior de SP

Segundo a CETESB, a carga despejada no rio pela companhia alterou o parâmetro de oxigênio dissolvido na água, contribuindo para o impacto ambiental

Redação Band Vale

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) aplicou, nesta terça-feira (17), uma multa de R$ 900 mil à SABESP de São José dos Campos por poluição hídrica no Rio Paraíba do Sul. O caso ocorreu entre os dias 18 e 28 de novembro, entre os municípios de São José dos Campos e Caçapava, e resultou na morte de peixes na região.

De acordo com a CETESB, a poluição foi causada pelo extravasamento de esgoto da Estação Elevatória de Esgotos Ressaca e pelo lançamento de efluentes fora dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. A carga despejada no rio alterou o parâmetro de oxigênio dissolvido na água, contribuindo para o impacto ambiental observado.

A multa foi imposta como medida administrativa para responsabilizar a concessionária e reforçar a importância do cumprimento das normas ambientais. A SABESP foi acionada pelo Jornalismo da Band Vale e ainda não se manifestou sobre o caso.

Morte de peixes no Rio Paraíba

O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo registrado por um morador de Caçapava, que chamou atenção para uma grande quantidade de peixes mortos no Rio Paraíba do Sul

Centenas de peixes são encontrados mortos nas águas do Rio Paraíba, veja  vídeo
Peixes mortos no rio (Imagem/ Reprodução)

Na época, o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) manifestou sua profunda preocupação com o incidente, que afeta principalmente os trechos do rio em Caçapava e São José dos Campos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais