Band Vale

Robinho, Lessa e Sastre: "Cidade dos presidiários" domina noticiário nacional

Tremembé, no interior de São Paulo, recebeu detentos de casos de grande repercussão no país

Redação Band Vale

Robinho, Lessa e Sastre: "Cidade dos presidiários" domina noticiário nacional
TV Band Vale

A cidade de Tremembé, localizada no interior de São Paulo, tem sido destaque nas notícias deste ano devido a uma série de movimentações em seus presídios de segurança máxima. Conhecida por abrigar diversas penitenciárias, Tremembé, de apenas 51 mil habitantes, recebeu detentos de casos de grande repercussão nacional, aumentando ainda mais o interesse e a atenção voltados para o local.

A ida dos detentos para a cidade o interior paulista tem como objetivo garantir a segurança e a privacidade dos detentos. Os procedimentos e o tratamento dos presos são os mesmos aplicados em outras unidades do Estado. A única diferença está no perfil dos presos nessas unidades, com o intuito de prevenir conflitos.

Movimentações em 2024

Na tarde desta quinta-feira (20), o ex-policial militar Ronnie Lessa foi transferido para a Penitenciária 1 "Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra", um presídio de segurança máxima em Tremembé. Lessa, que está preso desde 2019, é acusado de participar da execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A transferência foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após um pedido da defesa de Lessa.

Outro detento de grande notoriedade é o ex-jogador de futebol Robinho, que está preso na Penitenciária 2 (P2) há três meses. Robinho cumpre pena de nove anos de prisão por um estupro cometido na Itália.

Robinho na prisão: da estreia em Copa ao rachão em campo de terra no  'presídio dos famosos' | Vale do Paraíba e Região | G1

Fernando Sastre, empresário e motorista de um Porsche acusado de provocar um acidente fatal em São Paulo no dia 31 de março, também está preso na P2 desde maio. Alexandre Nardoni, condenado em 2010 a 30 anos de prisão por jogar sua filha Isabela Nardoni do sexto andar de um prédio em São Paulo, esteve na P2 até abril deste ano.

Penitenciárias em Tremembé

As penitenciárias em Tremembé possuem características específicas e abrigam uma população prisional significativa. O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Tremembé tem capacidade para 2672 presos, mas atualmente abriga 2828. A Penitenciária Tremembé I, que possui capacidade para 1278 detentos, está com uma população de 1915. Já a Penitenciária Tremembé II tem capacidade para 348 presos e atualmente conta com 297 detentos.

Além dessas unidades masculinas, Tremembé também abriga penitenciárias femininas. A Penitenciária Feminina Tremembé I tem capacidade para 373 mulheres, com uma população atual de 331. A Penitenciária Feminina Tremembé II, por sua vez, tem capacidade para 724 detentas e abriga atualmente 384.

Essas unidades prisionais são responsáveis por uma gestão complexa, abrigando detentos de casos de grande repercussão e mantendo a ordem e a segurança em meio à superlotação.

Cadeia dos Famosos”: Conheça a P2 de Tremembé (SP), destino de Robinho

Superlotação nas unidades

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que para combater a sobrepopulação prisional tem adotado medidas como inauguração de novos presídios. Estão previstas as entregas de mais duas novas unidades nos municípios de Riversul e Santa Cruz da Conceição. Juntas, terão o total de 1.646 vagas. O Governo de São Paulo também incentiva a adoção de penas alternativas pelo Poder Judiciário, além da realização de mutirões visando dar maior agilidade aos processos.

“Cadeia dos Famosos”

A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como P2, costuma receber presos de casos de grande comoção social. A unidade tem capacidade para mais de 390 presos entre o regime semiaberto e fechado. Construída em 1948, a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado passou por uma reestruturação significativa após uma rebelião em 2000, que resultou na destruição parcial de suas instalações. 

Desde 2002, tornou-se destino para os denominados "presos especiais". Em reconhecimento à sua gestão exemplar, a penitenciária recebeu o prêmio de "Modelo de Gestão Penitenciária" em 2003. A capacidade da penitenciária é projetada para acomodar até oito presos por cela, sem enfrentar problemas de superlotação. Ademais, há nove celas individuais disponíveis. 

Oferecendo oportunidades de trabalho e educação, os detentos têm acesso a uma variedade de atividades produtivas, como a participação em uma oficina de reforma de carteiras escolares, uma fábrica de fechaduras, uma unidade de produção de pastilhas desinfetantes para vaso sanitário, e uma oficina de artesanato. Além disso, são oferecidas aulas de teatro e grupos de leitura, visando à reabilitação dos detentos e à remição de suas penas.

"Presos famosos"

Alexandre Nardoni foi condenado a 30 anos de prisão após ter jogado a filha, Isabela, de cinco anos, do 6º andar de um prédio onde morava na capital paulista, em março de 2008. 

A lista também conta com Lindemberg Alves Fernandes, acusado de matar a namorada Eloá Pimentel, em outubro de 2008. Antes de matar a adolescente, que na época tinha 15 anos, ele a fez de refém por mais de 100 horas em um apartamento na cidade de Santo André. Lindemberg foi condenado a 39 anos de prisão. 

Outro preso famoso é Gil Rugai, que foi condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato do pai Luiz Carlos Rugai e da madrasta Alessandra Troitino. Eles foram mortos no bairro de Perdizes, em São Paulo, em 28 de março de 2004. 

A frieza de Rugai ao receber a notícia da morte o tornou principal suspeito pelo assassinato. Outro preso famoso é Christian Cravinhos, condenado a 38 anos de prisão após assassinar Manfred e Marísia Richthofen, pais da ex-cunhada Suzane, em outubro de 2002.

Nardoni, Lindemberg, Cravinhos e Rugai: "saidinha" libera detentos em Tremembé

Os "detentos famosos" e seus respectivos status na P2 de Tremembé são:

- Fernando Sastre: Continua na P2 de Tremembé;

- Robinho: Continua na P2 de Tremembé;

- Alexandre Nardoni: Já deixou a prisão;

- Cristian Cravinhos: Continua na P2 de Tremembé;

- Daniel Cravinhos: Já deixou a prisão;

- Gil Rugai: Continua na P2 de Tremembé;

- Pimenta Neves: Deixou a P2 em 2016;

- Mizael Bispo: Beneficiado com o regime aberto;

- Edinho (filho de Pelé): Saiu da prisão em 2019;

- Roger Abdelmassih: Segue cumprindo pena;

- Fabinho Fontes: Já deixou a prisão;

- Lindemberg Alves: Cumpre pena no regime semiaberto.

Série em serviço de streaming 

Nesta quarta-feira (19), o Prime Video revelou seus planos para a série fictícia Tremembé, inspirada em acontecimentos reais ocorridos na penitenciária homônima, conhecida como a "prisão dos famosos". Entre os detentos ilustres estão Suzane von Richthofen, o casal Nardoni e Elize Matsunaga.

A produção da série terá início no segundo semestre deste ano e abordará eventos relacionados a figuras como Christian Cravinhos, condenado pelo assassinato dos pais de von Richthofen, e Roger Abdelmassih, o médico condenado por crimes sexuais contra dezenas de pacientes em sua clínica de fertilização.

Tremembé (SP)

Tremembé, com uma bagagem Histórico Cultural bem acentuada no Vale do Paraíba, é uma estância turística desde dezembro de 1993 da região de Taubaté e conta com uma população estimada pelo IBGE/2022, de 51.173 pessoas. Distante 143 km da Capital, integra o Circuito Turístico da Cultura Caipira e também a Rota da Liberdade e por isso os tremembeenses se sentem orgulhosos ao confirmar todo potencial turístico deste município que recebe visitantes para diversificados atrativos. Os encantos deste destino localizado aos pés da Serra da Mantiqueira envolvem conventos, igrejas, capelas, mirantes com belos panoramas do Vale, bicas e águas santas, trilhas e até uma histórica estação da Estrada de Ferro da Central do Brasil. Há gosto para todos.

Mais notícias

Carregar mais