RM Vale registrou 51 ocorrências envolvendo avião nos últimos 10 anos

Dados são do Painel SIPAER do CENIPA; São José dos Campos lidera com maior número de ocorrências

Redação Band Vale

RM Vale registrou 51 ocorrências envolvendo avião nos últimos 10 anos
RM Vale registrou 51 ocorrências envolvendo avião nos últimos 10 anos
Divulgação/ Canva 2024

Na tarde desta sexta-feira (9), um avião com 62 ocupantes caiu em Vinhedo, cidade da região de Campinas, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 13h30, conforme informado pela Defesa Civil estadual, e a aeronave colidiu com residências, provocando um incêndio de grandes proporções. O governador Tarcísio de Freitas confirmou que não houve sobreviventes.

O acidente chama atenção para a segurança aérea, em um contexto em que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, incluindo o Litoral Norte de São Paulo e a Serra da Mantiqueira, registrou 51 ocorrências envolvendo aeronaves nos últimos 10 anos. Esses dados são do Painel SIPAER, uma ferramenta de visualização de dados desenvolvida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

De acordo com um levantamento realizado pelo Jornalismo da Band Vale, os municípios da RM Vale têm os seguintes registros:

  • São José dos Campos: 2 acidentes, 27 incidentes e 4 incidentes graves
  • Ubatuba: 4 acidentes, 2 incidentes e 1 incidente grave
  • Guaratinguetá: 1 acidente, 1 incidente e 2 incidentes graves
  • Taubaté: 2 incidentes e 1 incidente grave
  • Caçapava: 1 incidente e 1 incidente grave
  • Cunha: 1 acidente
  • Pindamonhangaba: 1 incidente

Ocorrências com avião no Vale do Paraíba

No total, durante os últimos 10 anos, a região contabilizou 8 acidentes, 34 incidentes e 9 incidentes graves, com a maioria das ocorrências sendo incidentes. Esses dados ressaltam a importância de medidas contínuas de monitoramento e prevenção para garantir a segurança da aviação em todo o estado.

O levantamento

O Painel SIPAER, uma ferramenta do CENIPA, permite visualizar dados sobre ocorrências aeronáuticas no Brasil nos últimos 10 anos. O CENIPA atua como Autoridade de Investigação SIPAER e, dentro da aviação civil, suas atividades preventivas se limitam a investigar acidentes/incidentes e gerenciar sistemas de reporte voluntário, conforme regulamentado pelo Decreto nº 9540, de 25 de outubro de 2018, que estabelece o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

Os Relatórios Finais do CENIPA são compartilhados com a ANAC e o DECEA para utilizar análises técnicas das investigações como fonte de informações, visando identificar perigos e avaliar riscos, de acordo com o Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR).

Queda de avião em Vinhedo

Um avião com 62 ocupantes caiu por volta das 13h30 desta sexta-feira (9) em Vinhedo, cidade da região de Campinas, no interior de São Paulo. Segundo a Defesa Civil estadual, a queda ocorreu em cima de casas e provocou um incêndio. O governador Tarcísio de Freitas informou que não houve sobreviventes. A aeronave de modelo turbo hélice comercial saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, na Grande SP. 

Avião com 62 pessoas cai em Vinhedo, SP; governador diz que não há  sobreviventes | Band

O capitão Roberto Farina, da Defesa Civil, afirmou que equipes estão se deslocando para Vinhedo. Hospitais da região também já estão mobilizados para receber possíveis vítimas. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), “foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP)”.

“Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência”, completou, em nota. 

Mais notícias

Carregar mais