Band Vale

RM Vale registra temperaturas quase 50% acima da média histórica em junho

No Estado de São Paulo o mês foi o mais seco e quente dos últimos 63 anos

Redação Band Vale

RM Vale registra temperaturas quase 50% acima da média histórica em junho
Foto: Reprodução/Freepik

O mês de junho de 2024 será lembrado como um dos mais secos e quentes da história recente de São Paulo. De acordo com um levantamento do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil Estadual (CGE), a capital não registrou chuvas durante todo o mês, e a temperatura máxima chegou a 28,8°C, a mais alta desde 1961. 

A média histórica de temperatura máxima para junho na cidade é de 22,6°C. Além disso, o esperado de precipitação para o mês era de 50,3 mm, mas não caiu uma gota de chuva.

O cenário de seca e calor intenso foi ainda mais severo no interior do estado. Na região do Vale do Paraíba, por exemplo, as temperaturas máximas ficaram quase 50% acima da média histórica. Outras regiões como Campinas, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto também enfrentaram um calor atípico, com temperaturas entre 20% e 30% acima da média.

Diversas cidades registraram temperaturas máximas significativamente acima da média histórica. Campinas teve o dia mais quente de junho em 24 de junho, com uma máxima de 30°C, enquanto a média para o mês é de 23°C. Presidente Prudente registrou 33,1°C no dia mais quente, em contraste com a média de 25,7°C. São José do Rio Preto teve uma máxima impressionante de 35,5°C em 25 de junho, muito acima de sua média histórica de 27,3°C. Em Bauru, a temperatura atingiu 31,7°C, com a média histórica sendo de 24,6°C. Ribeirão Preto, cuja média é de 26,6°C, registrou uma máxima de 32,2°C.

Cidades ficaram sem chuva durante todo o mês de junho

Além da Capital que não choveu nem um dia, outras cidades paulistas também enfrentaram uma estiagem severa. Em cidades como São José do Rio Preto e São José do Campos choveu quase 90% a menos do que o esperado para o mês.

No levantamento promovido pelo CGE, os meteorologistas concluíram que todas as cidades do estado de São Paulo registraram entre 60% a 90% menos chuva que a média esperada.

Mais notícias

Carregar mais