Reunião discute falta de salário e manutenção dos empregos na Avibras em Jacareí

Avibras está em recuperação judicial desde 18 de março, mesma data em que realizou 420 demissões

Redação Band Vale

A situação dos trabalhadores da Avibras em Jacareí, será discutida na próxima quinta-feira (8), às 15h, entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB).

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários estão com salários atrasados e sob risco de perderem seus empregos. Portanto, em assembleia nesta terça-feira (6), os trabalhadores decidiram dar continuidade à luta por seus empregos e direitos.

A gravidade da situação já foi pauta de reunião realizada ontem entre o Sindicato e a Avibras. A direção da empresa afirmou que não tem data para pagar os salários de julho e agosto e que não há data prevista para o próximo pagamento. Além disso, a Avibras suspendeu o plano de previdência privada dos trabalhadores.

Outro problema enfrentado por eles é o fim do layoff, marcado para 29 de setembro. A proximidade da data aumenta a insegurança em relação à volta ou não para a fábrica.

A Avibras está em recuperação judicial desde 18 de março, mesma data em que realizou 420 demissões. A luta dos trabalhadores e ações judiciais movidas pelo Sindicato levaram ao cancelamento da demissão em massa e abertura de layoff na fábrica. O Sindicato defende a continuidade do layoff, agora em sistema de revezamento entre os trabalhadores. Essa medida garantiria que todos permaneçam em seus empregos.

Ao marcar a reunião com o prefeito de Jacareí, o Sindicato pretende cobrar do poder público medidas em favor dos metalúrgicos da Avibras. “Nossa luta tem de ser diária, pressionando empresa e governantes para que todos os postos de trabalho sejam preservados e os salários, regularizados”, afirma o diretor do Sindicato Sérgio Henrique Machado.

Mais notícias

Carregar mais