Restauro da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi concluído há 46 anos após atentado em missa

Durante um apagão de dois minutos em uma missa na Basílica Histórica celebrada no dia 16 de maio de 1978, um jovem de 19 anos retirou a imagem do cofre de ouro e lançou-a ao chão, quebrando-a em mais de 200 pedaços

Redação Band Vale

Restauro da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi concluído há 46 anos após atentado em missa
Em 19 de agosto de 1978, a imagem restaurada de Nossa Senhora Aparecida foi devolvida ao Santuário Nacional
CDM/ Santuário Nacional

Em 16 de maio de 1978, um episódio marcante abalou a devoção dos fiéis à Nossa Senhora Aparecida. Durante uma missa na Basílica Histórica, um apagão de dois minutos, causado pelo mau tempo, deixou o templo em completa escuridão. Aproveitando o momento, um jovem de 19 anos que participava da celebração pulou até o cofre de ouro com frente de vidro onde estava guardada a imagem da Padroeira do Brasil. Em uma ação rápida, ele quebrou o vidro com socos, retirou a imagem e, ao tentar fugir, lançou-a ao chão, quebrando-a em mais de 200 pedaços.

A destruição da imagem causou grande comoção. Inicialmente, os missionários redentoristas responsáveis pelo Santuário cogitaram enviar os fragmentos ao Vaticano. No entanto, a orientação recebida de Roma foi buscar ajuda em São Paulo, com Pietro Maria Bardi, cocriador do Museu de Arte de São Paulo (MASP). 

Bardi indicou Maria Helena Chartuni, restauradora e chefe do Departamento de Restauração do MASP, para assumir o complexo trabalho de reconstrução da imagem.

Sobre a restauração 

A restauração foi um processo meticuloso que durou 33 dias. Chartuni classificou os pedaços, escolheu cuidadosamente os materiais de colagem e proteção, utilizando até cera de abelha para garantir a preservação da obra. Ela trabalhou inicialmente no manto, seguido pelas mãos, e terminou com a cabeça, que havia ficado em estado crítico, com o lado direito reduzido a pó.

CDM - Santuário Nacional
CDM - Santuário Nacional

Em 19 de agosto de 1978, a imagem restaurada de Nossa Senhora Aparecida foi devolvida ao Santuário Nacional em uma cerimônia carregada de emoção. Transportada em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, a imagem foi saudada por um verdadeiro corredor humano que a acompanhava desde as ruas próximas ao MASP, em São Paulo, até a Rodovia Presidente Dutra, onde fiéis acenavam e agradeciam a Deus pelo retorno da Padroeira.

Onde encontrar a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Atualmente, a imagem de Nossa Senhora Aparecida está protegida no Trono Nossa Senhora Aparecida, localizado na Nave Sul do Santuário Nacional. O local conta com vidro blindado, iluminação especial e climatização adequada, assegurando a preservação da imagem que, para muitos, é símbolo de fé e devoção em todo o Brasil.

Nicho de Nossa Senhora Aparecida: onde o filho e a mãe trocam olhares
Divulgação/Santuário Nacional

*Com informações do portal A12

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais