Reserva ambiental dentro de unidade produtiva da BASF em Jacareí possui 195 espécies

Estudo realizado por meio do Programa Mata Viva Jacareí identificou 103 espécies de árvores e 92 de aves e mamíferos

Bandfy

Reserva ambiental dentro de unidade produtiva da BASF em Jacareí possui 195 espécies, entre árvores e animais
Divulgação

A BASF acaba de lançar o estudo que catalogou 195 espécies, entre fauna e flora, na Mata Viva Jacareí, área de 12 hectares que é parte da iniciativa de restauração florestal da empresa localizada dentro de sua unidade fabril na cidade de Jacareí, São Paulo. No total, foram registradas 103 variedades de árvores nativas da Mata Atlântica, 82 tipos de aves, além de 10 tipos de mamíferos. O levantamento foi realizado pela Fundação Eco+, consultoria de sustentabilidade criada e mantida pela BASF, que mapeou e registrou a biodiversidade local e teve por objetivo valorizar o impacto do Programa para a companhia ao conciliar a conservação ambiental com sua produção industrial.

Os 103 tipos de árvores identificados representam cerca de 10% do total de espécies catalogadas em todo o estado de São Paulo. Eles estão distribuídos em 35 famílias e 83 gêneros botânicos. A presença da fauna no local também impressiona. Foram identificadas 82 espécies de aves, o que corresponde a aproximadamente 10% dos registros em todo o bioma da Mata Atlântica e 10 categorias de mamíferos, como cachorro do mato, capivara, lobo-guará, tatu, saruê, entre outros. A variedade de vida na reserva é ainda enriquecida por anfíbios e répteis, frequentemente observados também pelos colaboradores da empresa.

Para o Diretor de Operações da Unidade Produtiva de Jacareí da BASF, Antônio Carlos Cipolli, o levantamento aponta para o sucesso da iniciativa. “A preservação da biodiversidade é parte central da estratégia da BASF, que busca harmonizar a produção industrial com a conservação ambiental. Este compromisso reflete-se na variedade de espécies encontradas na Reserva Mata Viva Jacareí, que desempenha um papel crucial não apenas na conservação da biodiversidade, mas também exemplifica como a BASF age em relação a sustentabilidade”, celebra o diretor. Os maiores trechos da floresta acompanham as margens do Rio Paraíba do Sul, formando um mosaico de paisagens que misturam áreas úmidas e matas, dando à reserva uma diversidade de habitats que abrigam uma expressiva biodiversidade.

Natalia Filippo, responsável pelas áreas de Sustentabilidade, Regulamentação, Qualidade e Dados para o negócio de Care Chemicals da BASF, explica a importância desse estudo: “entender a variedade de espécies no Programa Mata Viva Jacareí é fundamental para direcionar nossas ações, visando ao equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Ver a riqueza desse levantamento é, acima de tudo, motivo de orgulho para todo o nosso time. O Programa Mata Viva também é uma fonte de inspiração para nossos clientes, parceiros e para a sociedade.”

Para realizar a catalogação, a análise da reserva foi iniciada pela Fundação Eco+ em novembro de 2022 e se estendeu durante um ano completo para acompanhar a floresta ao longo das quatro diferentes estações, culminando na entrega final dos resultados em 2024. A checagem das espécies teve foco principal na identificação de árvores e aves para a fauna. 

A biodiversidade é responsável por garantir a variedade de seres vivos e ecossistemas que sustentam a vida na Terra. A perda de espécies e habitats trazem consequências negativas para a manutenção da vida no planeta, como a redução da qualidade do ar e da água, a diminuição da segurança alimentar e o aumento da incidência de doenças. 

Tiago Egydio, biólogo e gerente da Fundação Eco+, conta que estudos como esse podem contribuir para o fomento à pesquisa científica e para o conhecimento sobre a biodiversidade local.  “Essas informações geradas são importantes para a tomada de decisão em políticas públicas de conservação. O estudo também evidencia que todo remanescente de mata desempenha um papel fundamental, atuando como refúgio para a conservação das espécies e garantindo a resiliência dos ecossistemas”, explica.

A floresta corporativa da unidade de Jacareí faz parte do Programa Mata Viva®, desenvolvido pela BASF, que completa 40 anos em 2024 e está presente também nas unidades produtivas da empresa em Guaratinguetá, São Bernardo do Campo e Santo Antônio de Posse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.