O Ministério da Defesa da República Tcheca assinou, nesta sexta-feira (25), um contrato para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão Embraer C-390 Millennium. As novas aeronaves, que seguem o padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), visam modernizar e ampliar as capacidades operacionais da Força Aérea Tcheca, permitindo uma gama de missões, como transporte tático de tropas e equipamentos, evacuação médica, combate a incêndios, gerenciamento de desastres, apoio humanitário e reabastecimento aéreo.
Além de fortalecer a capacidade de defesa do país, o contrato com a Embraer também traz impactos positivos para a indústria aeronáutica local, com um aumento da participação tcheca na produção do programa. A Embraer fornecerá ainda um pacote abrangente de treinamento e suporte à Força Aérea Tcheca, assegurando uma integração eficiente das novas aeronaves à frota.
Com mais de 15.000 horas de voo acumuladas mundialmente, a frota do C-390 Millennium apresenta uma disponibilidade operacional de 93% e uma taxa de conclusão de missão acima de 99%, destacando-se pela confiabilidade e eficiência. Além da República Tcheca, outros países da OTAN, como Holanda, Hungria e Portugal, além de Áustria, Brasil e Coreia do Sul, também escolheram o C-390 para suas forças aéreas.