Região do Vale do Paraíba enfrenta clima de deserto com baixos índices de umidade

Umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, níveis comparáveis aos registrados em desertos como o Saara, onde a umidade máxima é de 20%

Redação Band Vale

Deserto do Saara
Reprodução/Jornal da Noite

A região do Vale do Paraíba deve enfrentar baixos índices de umidade do ar nesta quarta-feira (11), de acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

O aviso, que tem início às 10h e termina às 21h, aponta que a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, níveis comparáveis aos registrados em desertos como o Saara, onde a umidade máxima é de 20%.

Essa condição traz riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de aumentar o risco de incêndios florestais na região. Especialistas recomendam cuidados extras, como hidratação frequente e evitar exposição prolongada ao ar livre. O alerta é classificado como de **Perigo**, exigindo atenção redobrada da população durante o período de baixa umidade.

Riscos de incêndio

A Defesa Civil divulgou nesta quarta-feira (11) um mapa com os risco de incêndio na região do Vale do Paraíba, até a próxima segunda-feira (16). O período entre os dias 11 e 16 de setembro foi classificado como de "emergência" e "alerta", de acordo com um mapa que destaca as áreas de maior risco.  

(Divulgação/ Defesa Civil)

Queimadas ativas na região 

Na manhã desta quarta-feira (11), dois focos de incêndio foram registrados na região do Vale do Paraíba, segundo a Defesa Civil. Os focos estão localizados em áreas das cidades de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão. As equipes da Defesa Civil estão no local, atuando no combate às chamas e monitorando as áreas atingidas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.