R$ 12 milhões em jogo: MP realiza operação contra servidores municipais de Caraguatatuba (SP)

Ação visa o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, com o objetivo de aprofundar as investigações em andamento sobre apropriação indébita, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Redação Band Vale

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com o Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) da Polícia Civil de São José dos Campos e a Polícia Militar, realizou nesta quarta-feira (18) uma nova fase da Operação Cais do Porto na cidade de Caraguatatuba, litoral norte de

A ação visa o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, com o objetivo de aprofundar as investigações em andamento. As apurações envolvem crimes como apropriação indébita, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, supostamente contando com a participação de servidores públicos municipais.

Sobre a operação

A operação teve início em março de 2023, quando foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em Caraguatatuba, São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá. Na ocasião, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados, além do afastamento cautelar de cinco servidores públicos por 90 dias.

As investigações apontam irregularidades em processos administrativos relacionados a desapropriações e indenizações amigáveis de imóveis, com prejuízo estimado em mais de R$ 12 milhões aos cofres públicos. Novos elementos sugerem a suposta participação de mais três pessoas ligadas diretamente a esses processos.

A operação conta com a participação de promotores de Justiça, servidores do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), policiais civis e militares do 3° Batalhão de Ações Especiais (BAEP). 

O que diz a Prefeitura 

"A Prefeitura de Caraguatatuba informa que na manhã desta quarta-feira (18/12) membros do Ministério Público e da Polícia Civil estiveram em secretarias municipais para cumprir mandados de busca e apreensão dentro de uma investigação e que teria como alvo um ex-agente político que deixou a gestão em abril deste ano. O município colabora com a ação e todos os documentos solicitados foram entregues às autoridades."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais